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Como fazer citação nas normas ABNT | Direta e Indireta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Julho de 2023 às 14h00

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Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Ao escrever um trabalho acadêmico ou científico, você pode configurar editores de texto como o Microsoft Word e o Google Docs para montar sumário, organizar as referências e fazer citação nas normas ABNT.

No caso das citações dentro do texto, é importante lembrar que todos os materiais utilizados para compor TCC, tese ou monografia devem ser relacionados nas referências ao final do trabalho.

Como fazer citações nas normas da ABNT

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As citações dentro do corpo do texto podem ser de três tipos: diretas curtas, diretas longas ou indiretas.

As citações diretas são aquelas em que há a transcrição literal de um trecho de outra obra, enquanto as indiretas são aquelas em que você utiliza suas palavras para explicar a ideia de outro autor.

Citação direta curta

As citações diretas curtas (de até três linhas) devem ser exibidas dentro do corpo do texto em aspas duplas em um dos formatos:

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  • Segundo Sobrenome do Autor (ANO, p. X), “citação direta curta”;
  • “Citação direta curta” (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p. X).

O ano da publicação e o número da página de onde o trecho foi retirado devem ser informados nas citações diretas.

Citação direta longa

As citações diretas longas (maiores que três linhas) são exibidas em parágrafos próprios, com uma formatação específica.

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Pelo Word, você pode utilizar o estilo “citação” para salvar a formatação:

  1. Selecione o trecho da citação direta longa;
  2. Entre os “Estilos” na barra de ferramentas, encontre “Citação”;
  3. Clique na opção “Modificar estilo”;
  4. Altere o tamanho da fonte para 10;
  5. Modifique o espaçamento entre linhas para "simples";
  6. Clique em “Formatar”, no canto inferior esquerdo, e em seguida “Parágrafo”;
  7. Em recuo à esquerda, insira 4 cm;
  8. Em espaçamento depois, insira 6 cm;
  9. Clique em “Ok” para confirmar a formatação.

A citação longa não utiliza aspas duplas e a autoria deve ser mencionada como nas citações curtas, com o sobrenome do autor, o ano e a página da publicação.

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No Google Docs, não há uma formatação pré-definida com nome de "citação", mas é possível utilizar um estilo “Título” livre (o “Título 3”, por exemplo) para fazer essa configuração:

  1. Selecione o trecho de citação direta longa;
  2. Altere o tamanho da fonte para 10;
  3. Mude o alinhamento entre linhas para simples;
  4. Clique em “Formatar” e acesse Alinhar e recuar > Opções de recuo;
  5. No campo para recuo à esquerda, insira 4 cm;
  6. Clique em “Formatar” e entre em Espaçamento entre linhas e parágrafos > Espaçamento personalizado;
  7. Em “Espaçamento entre parágrafos”, adicione 6 cm depois;
  8. Como texto formatado, abra a relação de “Estilos”;
  9. Escolha um estilo de “Título” que você ainda não usa;
  10. Clique em "Usar essa formatação para o Título”.

Para ajustar as demais citações diretas longas do texto, basta selecionar o trecho e clicar no nome do estilo escolhido para essa formatação.

Citação indireta

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A citação indireta é uma paráfrase de uma ideia ou conceito de outro autor sem a transição direta do texto — sem aspas duplas, portanto. Neste caso, a referência pode conter apenas a menção do autor e do ano da publicação, sem informar a página, como nos seguintes modelos:

  • Segundo Sobrenome do Autor (ANO), citação indireta;
  • Citação indireta (SOBRENOME DO AUTOR, ANO).

As referências de citações indiretas também devem constar na relação bibliográfica ao final do documento.

Como fazer nota de rodapé nas normas da ABNT

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Outro recurso na elaboração de TCC, dissertação ou tese acadêmica é a utilização de notas de rodapé.

Uma nota de rodapé pode ser utilizada para incluir um comentário ou observação a respeito do assunto tratado, para explicar em mais detalhes algum tema que não precisa ser aprofundado no texto principal ou ainda servir como uma nota de referência — para indicar mais fontes aos leitores.

Ao inserir uma nota de rodapé de referência, você deve incluir a referência completa (como na bibliografia) na primeira vez que mencionar uma obra. Referências posteriores podem aparecer de forma abreviada (como das citações indiretas) nas notas.

Você pode inserir uma nota de rodapé no texto com o recurso próprio dos editores de texto:

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Nota de rodapé no Word

O recurso de nota de rodapé do Word já formata o elemento dentro das normas da ABNT, com separação com traço e numeração ao longo do documento.

  1. Posicione o cursor no local que deseja inserir a nota;
  2. Clique em “Inserir” e em seguida “Nota de Rodapé”;
  3. Escreva a nota no rodapé da página.
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Nota de rodapé no Docs

O Google Docs também formata corretamente as notas de rodapé na margem inferior da página, separadas por um traço e numeradas ao longo do arquivo.

  1. Coloque o cursor no ponto em que deseja inserir a nota;
  2. Clique em Inserir > Nota de Rodapé;
  3. Escreva a nota de rodapé.

Ao escrever uma nota de rodapé, verifique se a fonte do texto está na mesma utilizada em todo o documento (Arial ou Times New Roman) e em tamanho 10, para se adequar às normas da ABNT.

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Para saber como organizar e listar as referências citadas no seu trabalho, confira o nosso guia prático de normas ABNT.