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Sucesso da Black Friday 2024; lojas movimentam R$ 8 bilhões

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

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Polina Tankilevitch/Pexels
Polina Tankilevitch/Pexels
Tudo sobre Google

O último final de semana foi marcado por muitas vendas com a Black Friday 2024. Foram mais de R$ 8 milhões movimentados no período, de acordo com dados coletados pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, companhia de inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos.

As empresas também apontaram que o valor representa um aumento de 11% no faturamento, em comparação com a Black Friday de 2023. O intenso ritmo de compras também foi representado pelo volume de pedidos, que chegou a 14,4 milhões — ou seja, 12% maior que o mesmo período do ano passado.

O ticket médio — ou seja, o valor médio das compras realizadas — ficou em R$ 555,17. Neste caso, verifica-se uma redução considerada sutil, de 0,8% em comparação com o ano anterior.

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Além disso, esse ano foi marcado por uma queda de 14% nas tentativas de fraudes, com R$ 36,6 milhões em golpes evitados ao longo dos últimos dias. De acordo com Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, os resultados revelam que o consumidor está cada vez mais digital:

“A data deixou de focar apenas em grandes compras, como TVs e celulares, e agora inclui itens do dia a dia, como mercado e delivery. Além disso, a feira de ofertas coincidiu com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o queimpulsionou ainda mais o consumo. Porém, apesar da redução nas tentativas de golpe, o ticket médio das fraudes continua alto e maior que no ano passado, exigindo atenção redobrada, especialmente neste final de semana”.

Já Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Neotrust, ressaltou as transformações recentes do varejo nacional:

“Após uma Black Friday 2023 marcada por retração, o cenário do varejo digital brasileiro passou por uma transformação significativa. Os grandes players se consolidaram e profissionalizaram, elevando o nível da experiência de compra, com melhorias na eficiência logística e estratégias de marketing mais agressivas. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 10% do varejo nacional, um percentual ainda distante dos 16% observados no mercado norte-americano. Isso evidencia um vasto potencial de crescimento para os próximos anos”.

Confira abaixo outras informações coletadas pela Confi.Neotrust/ClearSale:

Categorias de produtos com mais vendas:

  1. Eletrodomésticos — 16,6%
  2. Eletrônicos — 11,6%
  3. Telefonia — 9,9%
  4. Moda e acessórios — 7,2%
  5. Ar e ventilação — 5,5%
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Métodos de pagamento no e-commerce:

  1. Cartão de crédito — 62,5%
  2. PIX — 25,5%
  3. Boleto bancário — 7,9%
  4. Outros (e-wallets, cashback, débito e vales) — 4,1%

O perfil do consumidor:

  • As compras feitas por mulheres representaram 50,8%, contra 49,2% dos homens;
  • A faixa de pessoas entre 36 e 50 anos foi a que mais teve compras (41,2%), seguida pelos consumidores de 26 a 35 anos (31,3%), acima de 51 anos (18,1%) e até 25 anos (9,4%).
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Google mostrou dominância dos eletrônicos na Black Friday

Dados publicados pelo Google mostraram o que as pessoas mais pesquisaram em um contexto de Black Friday. Como método utilizado, foram comparados os volumes de buscas entre as 18h e 00h do dia 28, em relação com as 6h anteriores.

Mais uma vez, o levantamento mostra uma dominância dos eletroeletrônicos na época de promoções. Mais especificamente, os celulares e TVs ganham o maior destaque.

Veja abaixo os resultados do Google:

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Categorias com maior volume de buscas:

  1. Celulares
  2. Móveis
  3. Eletrodomésticos
  4. Calçados
  5. Vestuário
  6. Construção
  7. Alimentos
  8. Perfumes
  9. Eletroportáteis
  10. Suplementos e vitaminas

Categorias com maior crescimento nas buscas:

  1. Televisões — +43%
  2. Eletrodomésticos — +31%
  3. Calçados (tênis casuais) — +28%
  4. Calçados (esportes) — +24%
  5. Eletroportáteis — +18%
  6. Vestuário (underwear) — +17%
  7. Wearables — +13%
  8. Desktops — +13%
  9. Acessórios e relógios — +12%
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Top 10 termos de maior interesse – cujas buscas geraram mais cliques no Google Shopping:

  1. iPhone 13
  2. iPhone 15
  3. iPhone 14
  4. PS5
  5. Geladeira
  6. Ventilador
  7. S23
  8. Redmi note 13
  9. PlayStation 5
  10. Microondas

Top 10 termos em crescimento nas buscas:

  1. Carmed [marca de protetores labiais] — (+170%)
  2. Galaxy S23 — (+108%)
  3. Samsung A55 — (+87%)
  4. Tênis masculino — (+56%)
  5. Tênis Adidas feminino — (+51%)
  6. TV 50 polegadas — (+48%)
  7. Cama box casal — (+44%)
  8. TV 32 polegadas — (+42%)
  9. Lava e seca — (+40%)
  10. Geladeira frost free — (+40%)
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