Sucesso da Black Friday 2024; lojas movimentam R$ 8 bilhões
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

O último final de semana foi marcado por muitas vendas com a Black Friday 2024. Foram mais de R$ 8 milhões movimentados no período, de acordo com dados coletados pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, companhia de inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos.
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As empresas também apontaram que o valor representa um aumento de 11% no faturamento, em comparação com a Black Friday de 2023. O intenso ritmo de compras também foi representado pelo volume de pedidos, que chegou a 14,4 milhões — ou seja, 12% maior que o mesmo período do ano passado.
O ticket médio — ou seja, o valor médio das compras realizadas — ficou em R$ 555,17. Neste caso, verifica-se uma redução considerada sutil, de 0,8% em comparação com o ano anterior.
Além disso, esse ano foi marcado por uma queda de 14% nas tentativas de fraudes, com R$ 36,6 milhões em golpes evitados ao longo dos últimos dias. De acordo com Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, os resultados revelam que o consumidor está cada vez mais digital:
“A data deixou de focar apenas em grandes compras, como TVs e celulares, e agora inclui itens do dia a dia, como mercado e delivery. Além disso, a feira de ofertas coincidiu com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o queimpulsionou ainda mais o consumo. Porém, apesar da redução nas tentativas de golpe, o ticket médio das fraudes continua alto e maior que no ano passado, exigindo atenção redobrada, especialmente neste final de semana”.
Já Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Neotrust, ressaltou as transformações recentes do varejo nacional:
“Após uma Black Friday 2023 marcada por retração, o cenário do varejo digital brasileiro passou por uma transformação significativa. Os grandes players se consolidaram e profissionalizaram, elevando o nível da experiência de compra, com melhorias na eficiência logística e estratégias de marketing mais agressivas. Atualmente, o e-commerce representa cerca de 10% do varejo nacional, um percentual ainda distante dos 16% observados no mercado norte-americano. Isso evidencia um vasto potencial de crescimento para os próximos anos”.
Confira abaixo outras informações coletadas pela Confi.Neotrust/ClearSale:
Categorias de produtos com mais vendas:
- Eletrodomésticos — 16,6%
- Eletrônicos — 11,6%
- Telefonia — 9,9%
- Moda e acessórios — 7,2%
- Ar e ventilação — 5,5%
Métodos de pagamento no e-commerce:
- Cartão de crédito — 62,5%
- PIX — 25,5%
- Boleto bancário — 7,9%
- Outros (e-wallets, cashback, débito e vales) — 4,1%
O perfil do consumidor:
- As compras feitas por mulheres representaram 50,8%, contra 49,2% dos homens;
- A faixa de pessoas entre 36 e 50 anos foi a que mais teve compras (41,2%), seguida pelos consumidores de 26 a 35 anos (31,3%), acima de 51 anos (18,1%) e até 25 anos (9,4%).
Google mostrou dominância dos eletrônicos na Black Friday
Dados publicados pelo Google mostraram o que as pessoas mais pesquisaram em um contexto de Black Friday. Como método utilizado, foram comparados os volumes de buscas entre as 18h e 00h do dia 28, em relação com as 6h anteriores.
Mais uma vez, o levantamento mostra uma dominância dos eletroeletrônicos na época de promoções. Mais especificamente, os celulares e TVs ganham o maior destaque.
Veja abaixo os resultados do Google:
Categorias com maior volume de buscas:
- Celulares
- Móveis
- Eletrodomésticos
- Calçados
- Vestuário
- Construção
- Alimentos
- Perfumes
- Eletroportáteis
- Suplementos e vitaminas
Categorias com maior crescimento nas buscas:
- Televisões — +43%
- Eletrodomésticos — +31%
- Calçados (tênis casuais) — +28%
- Calçados (esportes) — +24%
- Eletroportáteis — +18%
- Vestuário (underwear) — +17%
- Wearables — +13%
- Desktops — +13%
- Acessórios e relógios — +12%
Top 10 termos de maior interesse – cujas buscas geraram mais cliques no Google Shopping:
- iPhone 13
- iPhone 15
- iPhone 14
- PS5
- Geladeira
- Ventilador
- S23
- Redmi note 13
- PlayStation 5
- Microondas
Top 10 termos em crescimento nas buscas:
- Carmed [marca de protetores labiais] — (+170%)
- Galaxy S23 — (+108%)
- Samsung A55 — (+87%)
- Tênis masculino — (+56%)
- Tênis Adidas feminino — (+51%)
- TV 50 polegadas — (+48%)
- Cama box casal — (+44%)
- TV 32 polegadas — (+42%)
- Lava e seca — (+40%)
- Geladeira frost free — (+40%)
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