Startup colombiana de lojas de material de construção mira US$ 1 bi no Brasil
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 13 de Janeiro de 2022 às 12h00
A startup colombiana Tul, que já atua em outros países latinos como México e Equador, prepara sua chegada ao Brasil na iminência de se tornar um unicórnio (com valor de mercado de US$ 1 bilhão). A empresa focada em digitalizar pequenos lojistas de materiais de construção espera aportar em São Paulo em março, segundo notícia do Valor Econômico.
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Criada por Enrique Villamarin Lafaurie, executivo veterano da cementeira Argos, a Tul funciona como uma distribuidora digital de materiais de construção para pequenas lojas. A startup tenta resolver um problema antigo do lojista de bairro: ter acesso a mais e melhores distribuidores de diferentes materiais. Seu aplicativo é um marketplace que promete a entrega no dia seguinte à compra e sem necessidade de uma quantidade mínima de produtos.
A empresa levantou na terça-feira (11) US$ 181 milhões (R$ 1 bilhão) em uma rodada série B que a avaliou em quase US$ 800 milhões (R$ 4,4 bilhões). O aporte foi liderado pela 8VC — fundo de Joe Lonsdale, cofundador da empresa de software Palantir — e contou com a participação da também americana Avenir Growth Capital.
O dinheiro chega seis meses depois de outro aporte de US$ 50 milhões (R$ 276 milhões); SoftBank, Coatue, Marathon Labs, Tiger Global e Monashees são alguns de seus investidores. Nada mal para uma empresa criada em janeiro de 2020.
Lafaurie afirmou à agência de notícias Bloomberg que a Tul esperava fechar 2021 com uma receita anualizada de US$ 450 milhões (R$ 2,4 bilhões). Na América Latina, o mercado total endereçável da startup soma US$ 120 bilhões (R$ 664 bilhões).
O crescimento do setor de material de construção em 2020 foi de 11% em comparação ao ano de 2019 e movimentou R$ 150,55 bilhões, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção em parceria com Fundação Getúlio Vargas/Instituto Brasileiro de Economia. A expectativa de crescimento para 2021 era de 39,5%. Estima-se que são mais de 130 mil lojas em todo o país. Esse é o mercado que a Tul espera alcançar para virar unicórnio.
Fonte: Valor Econômico