Méliuz compra a Promobit por R$ 13 milhões em expansão de social-commerce
Por Felipe Demartini | Editado por Claudio Yuge | 13 de Maio de 2021 às 19h20
A Méliuz confirmou nesta quinta-feira (13) a aquisição do Promobit, um dos principais sites de disponibilização de cupons de desconto e ofertas do país. O negócio, que tem um valor estimado em R$ 13 milhões, transfere todo o controle da empresa para a plataforma de serviços financeiros, que trabalha para ampliar sua presença no processo de tomada de decisão para compra pelos consumidores brasileiros.
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De acordo com os números oficiais, são cerca de 10,4 milhões de visitas por mês aos serviços da startup, que também concentra avaliações de produtos e tem aplicativos para celulares e extensões para navegadores que exibem aos usuários os melhores preços e ofertas. A empresa se posiciona no setor do social-commerce, o comércio eletrônico voltado para plataformas de redes sociais e compartilhamento de informações.
É, também, um segmento do qual a Méliuz faz parte, com seus cashbacks e outros produtos financeiros, incluindo empréstimos e, também, a exibição de ofertas. Segundo o comunicado oficial, a ideia por trás da aquisição é, justamente, ampliar o oferecimento de serviços desse tipo e, simultaneamente, alcançar novos usuários.
Os 40 colaboradores da Promobit, agora, passam a fazer parte do time da Méliuz, em outro fator que foi citado como interessante para a aquisição, já que 40% pertencem à área de tecnologia e se tornam integrais para a busca de novas soluções para a empresa. Enquanto isso, os donos originais da startup também terão a opção de receber dividendos caso metas financeiras apuradas pela companhia sejam atingidas.
Apesar da integração, a Méliuz já adianta que as marcas seguirão trabalhando de forma individual, pelo menos nos primeiros anos após a negociação. Segundo Israel Salmen, CEO da plataforma, a compra faz parte dos objetivos da companhia de aumentar os seus pontos de contato com os clientes, citando também o tráfego qualificado dos usuários dos serviços da Promobit como um ponto que foi considerado para o fechamento do negócio, assim como a própria cultura da empresa.
A confirmação também representa a terceira aquisição realizada pela Méliuz desde sua abertura de capital, no fim do ano passado, quando se tornou a primeira startup a abrir negociações na B3. Desde então, a empresa também adquiriu o Grupo Acesso, do setor de fintechs, e a Picodi, também do ramo dos descontos. Faz parte do guarda-chuva da empresa, ainda, o marketplace de serviços financeiros iDinheiro.
A notícia já gerou impacto positivo no mercado de ações, com as ações da Méliuz operando em alta de 4,66% na B3, valendo R$ 33,49 por cota no momento em que esta reportagem é escrita. Na Bolsa, a empresa opera como CASH3.