Gmail vai mostrar onde está uma compra feita pela internet
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google lançou novos recursos para facilitar as compras de Natal. O objetivo é facilitar o rastreamento de encomendas a caminho e a vida de quem compra presentes na última hora, com a busca por itens exibindo se existe a possibilidade de entrega até o dia 24 de dezembro.
Compras de Natal
A primeira novidade fica disponível apenas a usuários dos EUA e permite adicionar filtros à busca por presentes. Dá para, por exemplo, pesquisar por itens que cheguem à tempo do Natal ou aqueles entregues ainda mais rapidamente, em poucos dias ou horas, com os links relacionados aparecendo em destaque. Apesar de indisponível no Brasil, aqui há um recurso semelhante que dá mais detalhes sobre a entrega de um produto pesquisado no Google Shopping.
Uma vez feita a compra, o Gmail passa a exibir o rastreamento do produto de forma visual na própria página de e-mail, incrementando uma opção que já existe. Informações básicas, como a data em que o pedido foi feito, quando ele foi enviado e entregue aparecem ao lado da confirmação de compra e também na caixa de entrada, com indicadores de pacotes atrasados ou em rota para o endereço.
Mensagens relacionadas a itens aguardando entrega também podem ser fixadas no topo da caixa de entrada pelo período da remessa. Nessa ideia de facilitar a visualização de informações, o Google também está dando destaque a links de devolução de itens, que serão destacados automaticamente a partir dos e-mails enviados pelas lojas.
Recursos disponíveis apenas nos EUA
De acordo com o Google, as adições à experiência de compras online no Gmail e no buscador devem aparecer a pessoas no país norte-americano exclusivamente. Ela é liberada aos poucos por lá, e por enquanto não há previsão de chegada a outros territórios ao redor do mundo.
Ainda, vale lembrar que os recursos inéditos são parte de um pacote maior de atualizações focadas no e-commerce que vem sendo implementado pelo Google desde 2022. Outras adições incluem a possibilidade de receber atualizações de pacotes direto no app do Gmail e uma IA exclusiva da linha de celulares Pixel para fazer ligações a serviços de atendimento ao cliente; ela acompanha a espera e notifica o usuário quando alguém atende a chamada.