Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como evitar golpes em compras online para o Natal

Por Redação | 14 de Dezembro de 2023 às 11h04

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Eugene Zhyvchik/Unsplash
Eugene Zhyvchik/Unsplash

É comum que as pessoas prefiram fazer as compras de Natal online: além de evitar as lojas físicas lotadas nas semanas que antecedem o feriado, também é possível encontrar uma variedade melhor de produtos e preços. Por outro lado, vale muito a pena prestar atenção para evitar possíveis golpes e passar uma virada de ano sem dores de cabeça.

Uma oferta muito barata pode ser tentadora durante as pesquisas online, mas é importante checar a origem do site e a reputação da loja antes de adicionar os produtos ao carrinho. Fraudes comuns podem fazer as vítimas perderem dinheiro com um produto que nunca será entregue e ainda apresentam outras consequências, como a exposição de dados do cartão de crédito para golpistas.

Golpes comuns em compras online

A internet ainda é um espaço propício para fraudes: de acordo com dados do Statista, 30% dos golpes registrados em 2022 envolviam compras online. Por isso, é muito importante conhecer as principais tentativas de golpes online e saber como se manter seguro na internet escapar desse tipo de problema.

Sites falsos

Os sites falsos emulam o nome e a identidade visual de marcas famosas de e-commerce para a aplicação de golpes: num primeiro momento, pode parecer que você está no site oficial da loja, mas uma avaliação mais detalhada consegue mostrar que aquilo é uma possível fraude.

Nesses casos, os golpistas normalmente publicam anúncios nas redes sociais com uma oferta muito vantajosa de um produto ou empresa famosa, levando a um site específico. Lá, usuários confirmam a compra, mas nunca recebem o produto e ainda deixam informações sensíveis nas mãos de criminosos.

Aqui, a escapatória exige que você preste muita atenção nos detalhes: verifique se o endereço do site é o mesmo da loja oficial, ou se trocaram algum caractere por outro similar, como a letra “i” por “1”.

Além disso, veja se a página tem informações de contato que conferem com os dados da loja real e, caso seja uma plataforma desconhecida, pesquise pela reputação da marca em sites como o ReclameAqui, voltado para reclamações e avaliações de consumidores.

🛒 Aproveite a oferta de Natal da NordVPN e contrate uma rede privada segura

Phishing

Às vezes, algumas mensagens falsas são enviadas por e-mail e pedem para que a vítima acesse um link específico ou baixe um arquivo anexado. Essa técnica é chamada de phishing e pode roubar muitas informações sensíveis dos usuários, como dados de login em plataformas e o número do cartão de crédito.

Golpistas costumam usar o phishing acompanhado de mensagens alarmantes: pode ser uma oferta muito especial, um comunicado do banco alertando sobre um problema com a conta, necessidade de verificar informações de um pedido, e por aí vai. Esse tom de urgência pode fazer com que algumas pessoas caiam no golpe.

A tentativa de golpe não acontece apenas por e-mail — vale também ficar atento com SMS, ligações e contato por WhatsApp. Muitas lojas e até bancos reforçam que não pedem dados sensíveis, como senhas, a partir de mensagens ou chamadas. No caso do e-mail, um bom serviço de antivírus já é capaz de detectar possíveis ameaças de phishing.

Produtos falsificados

Infelizmente, ainda é necessário ficar de olho em outras tentativas de fraudes na internet. Mesmo sem problemas na hora do pagamento, ainda existe o risco de adquirir um produto falsificado ou ser vítima de algum golpe na hora da entrega — mensagens enganosas tentam convencer a vítima a mudar a rota de destino, enviar dados ou até pagar um valor adicional nessas situações.

Caridade falsa

Além das compras, o período natalino ainda é uma época em que surgem muitos golpes com caridades falsas: criminosos entram em contato e alegam trabalhar para alguma instituição de caridade, pedindo por dinheiro ou informações sensíveis de pagamento. O contato normalmente é feito por ligação telefônica e as pessoas podem até usar o nome de organizações famosas.

Como evitar fraudes na internet

Existem algumas estratégias que ajudam a escapar de tentativas de golpes online:

  • Verifique se o endereço da loja é o oficial, sem erros de digitação;
  • Confirme se os sites usam o protocolo “https://”, que aumenta a proteção dos dados;
  • Ao ver um anúncio nas redes sociais, abra o perfil e confirme que trata-se da conta oficial de uma loja ou marca;
  • Evite comunicar dados pessoais, como senhas ou informações de cartão de crédito, por ligações ou e-mail;
  • Pesquise pelas avaliações de uma loja online antes de comprar por lá;
  • Tente não fazer compras ou pagamentos enquanto estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública;
  • Use um antivírus e um cliente de e-mail confiável para evitar tentativas de phishing;
  • Não faça pagamentos por fora da plataforma de e-commerce;
  • Use um serviço de VPN para proteger seus dados contra rastreadores;
  • Crie contas em lojas com senhas fortes — se possível, use um gerenciador de senhas para armazenar todas as informações de forma segura.

Caí em golpe, e agora?

Após perceber que você foi vítima de algum golpe, é necessário entrar em contato com a sua instituição financeira e denunciar o crime em alguma delegacia virtual. O tempo é o inimigo: quanto mais rápido você consegue identificar e reportar a situação para o seu banco, mais simples fica o processo para recuperar o dinheiro.

No Brasil, existem ferramentas como o BO Digital e o Procon para registrar reclamações e exigir uma resposta das lojas.

Como uma VPN ajuda nas compras online

Sigla para Rede Privada Virtual, uma VPN pode ser uma grande aliada para comprar com segurança e privacidade. O serviço funciona assim: você conecta seu dispositivo a um servidor, que por sua vez faz a conexão com uma página da web. Assim, os rastreadores da página não localizam o seu endereço IP ou a sua localização, mas sim as informações contidas no servidor da VPN.

Estas plataformas criptografam toda a sua conexão e geram uma rede privada, como o próprio nome sugere, garantindo uma navegação segura em computadores, celulares e até consoles de videogame. Dados de login e informações de cartão de crédito ficam sempre protegidos na hora da compra.

Além disso, uma VPN ainda pode render descontos em lojas no final do ano. Isso acontece porque é possível acessar servidores de outros países, que simulam uma localização diferente da atual e podem quebrar barreiras de preço por região. É comum que sites de viagens e aluguel de hotéis apliquem essa técnica, então o uso de uma VPN pode deixar tudo mais barato.

🛒Assine a NordVPN com desconto especial

Por que usar a NordVPN?

A NordVPN é um dos principais serviços de VPN disponíveis no mundo, com mais de 5 mil servidores espalhados em 60 países. O destaque fica por conta da junção entre a segurança, com um pacote completo de recursos que protegem a conexão, e velocidade, com dados superiores nos testes de VPN feitos pelo Canaltech.

Além da rede privada, a NordVPN possui um sistema para bloquear ameaças e rastreadores, muito útil no combate às tentativas de phishing. O serviço ainda conta com um monitor para acompanhar se dados foram vazados na dark web, criptografia de ponta e protocolos que interrompem a conexão ao notar qualquer sinal de instabilidade.

Veja as vantagens da NordVPN:

  • Compatível com computadores, celulares, videogames e Kindle;
  • Possui bloqueador de anúncios, rastreadores e ameaças de vírus;
  • Interface simples e intuitiva para conectar e desconectar de um servidor;
  • Tráfego online protegido por criptografia;
  • Mais de 5.500 servidores espalhados em 60 países;
  • Conexão de até seis dispositivos ao mesmo tempo;
  • NordLynx - protocolo usado para manter uma conexão rápida e estável quando conectado a um servidor;
  • Dark Web Monitor - informa se algum dado pessoal vaza na dark web;
  • Rede Mesh - usada para criar uma rede LAN e conectar vários dispositivos ao mesmo tempo de forma segura;
  • KillSwitch - recurso que encerra uma conexão imediatamente ao notar instabilidade no servidor, protegendo seus dados;
  • Suporte 24h.

Navegue com a oferta especial da NordVPN

Você pode ter acesso a todos esses recursos de segurança com um preço especial: a NordVPN preparou uma oferta para o final de ano com descontos de até X% nos planos anuais. Logo após a assinatura, já é possível baixar o aplicativo, fazer login com a sua conta e acessar um dos servidores para navegar pela internet com segurança e privacidade.

Antes de escolher os presentes de Natal, que tal reforçar a sua proteção na web? Assine a NordVPN com desconto e ganhe proteção online.

🛒 Navegue com uma rede privada da NordVPN