Vai vender na Black Friday? Veja 5 tendências de imagens para o e-commerce

Vai vender na Black Friday? Veja 5 tendências de imagens para o e-commerce

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 14 de Outubro de 2021 às 15h30
pexels

Em pouco mais de um mês, a Black Friday deve trazer muitas promoções. Neste momento, as lojas virtuais já se preparam para a data. Durante esse processo, é importante fazer um bom planejamento que leve em conta a produção de fotos e vídeos. Para que valorize os produtos, essa etapa tem de ser bem executada.

É importante lembrar que, além de escolher o formato, é importante ter em mente o cronograma e a estrutura de produção. Para datas comerciais, como Black Friday, por exemplo, quanto antes o lojista começar a se preparar, mais fácil será o planejamento e a busca pelo fornecedor ideal.

Veja, a seguir, algumas das principais tendências em imagem para que o e-commerce tenha sucesso em vendas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Foto ambientada

Imagem: Reprodução/Envato/ThamKC

A foto ambientada é aquela em que o produto aparece disposto em um cenário com outros elementos, texturas e cores que reforçam a identidade visual da marca. Esse tipo de imagem busca provocar sensações que o comprador só teria ao tocar o item em uma loja física. Por isso, a foto ambientada proporciona conexão entre a marca e o comprador, seu momento de vida, seu estilo e até seus princípios. Assim, conquista-o pela emoção.

Foto 360º

Para formar a foto 360º, são utilizadas de 32 a 38 imagens do produto, em diferentes ângulos, de forma a possibilitar uma visão completa dele. Esse formato é muito utilizado por lojas de bolsas, calçados, cosméticos e perfumaria. Além de oferecer interação, a foto 360º pode incentivar a decisão de compra.

Segundo Carolina Soares, cofundadora da Fotopontocom, produtora especializada em foto, vídeo e conteúdo para e-commerce, esse formato não vem como primeira imagem na loja online. “Se o usuário já está navegando na página do produto, pode ajudar a tirar dúvidas e a fechar o pedido mais rápido.”

Imagem hero

Bastante usada por supermercados, farmácias e perfumarias — assim como outras lojas de produtos de consumo alto e tíquete médio baixo — a imagem hero mostra o produto em zoom acompanhado da principal informação sobre ele. Por exemplo: Amaciante, 2l. Além de ajudar na conversão, esse formato diminui as reclamações ou devoluções por confusão de informações.

Imagem: Reprodução/Canaltech/Captura de tela

Infográfico

O infográfico pode ser uma opção para ajudar a marca a se diferenciar. Pode ser visto como uma evolução da fotografia still e da imagem hero, com mais informações. O objetivo do formato fornecer detalhes do produto para deixar o consumidor com mais desejo de comprar e seguro de que a mercadoria é a correta para a necessidade dele.

Pode ser usado para destacar, em frases curtas, o material, a durabilidade, a versatilidade, a tecnologia e outros. “É muito funcional, principalmente para dispositivos móveis. Na Black Friday, em que a rapidez da escolha é crucial, esse modelo pode ser uma excelente alternativa”, explica Carolina.

Vídeo

Um conteúdo em vídeo permite explicar e demonstrar de forma dinâmica. Praticamente todas as categorias podem se beneficiar desse recurso, que tem sido usado por lojistas de produtos automotivos, celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, moda, móveis e outros.

Esse formato pode ser utilizado tanto de maneira mais básica (sem áudio ou efeitos visuais, por exemplo) quanto com edições mais completas (com animações, trilha sonora e narração). É importante, entretanto, entender a audiência e se ela valoriza esse tipo de comunicação e investir em uma produção de qualidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.