Correios: qual a diferença entre PAC e SEDEX?

Correios: qual a diferença entre PAC e SEDEX?

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 27 de Agosto de 2021 às 14h30
Matheus Bigogno/Canaltech

Quem possui um empreendimento e precisa constantemente enviar suas mercadorias, sem dúvidas já precisou lidar com diferentes tipos de entregas e transportadoras. Da mesma maneira, não são raras as vezes em que os clientes podem escolher os métodos de envio de uma compra online — em vários casos, essas opções são PAC e SEDEX.

Embora essas modalidades sejam ofertadas pelos Correios há mais de 15 anos no país, ainda assim pode haver uma dúvida: qual a diferença entre PAC e SEDEX? Se você está indeciso sobre qual escolher, abaixo pode conferir a resposta para essa pergunta! 

Qual a diferença entre as entregas PAC e SEDEX

Indo direto ao ponto, as principais diferenças entre o PAC e o SEDEX estão no preço e no prazo de envio. Encomendas enviadas através do PAC possuem menos prioridade e são mais baratas, sendo assim, demoram mais a chegar. Já as do SEDEX possuem maior prioridade e são mais caras, por isso chegam mais rápido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No entanto, é preciso aprofundar um pouco mais para entender como cada uma das modalidades funciona, especialmente porque existem diferentes categorias dentro das entregas realizadas via SEDEX.

PAC

Lançado em 2002, o PAC (sigla para “Prático, Acessível e Confiável”) é um serviço que permite envio exclusivo de produtos com até 100 cm de comprimento e que pesam até 30 kg. Esta opção é extremamente indicada quando não há urgência para a entrega, que pode ser realizada de segunda à sexta e, por conta disso, os custos são bem mais baixos.

Tabela com as principais características das entregas via PAC (Imagem: Reprodução/Correios)

SEDEX

Já o SEDEX (sigla para “Serviço de Encomenda Expressa Nacional”), foi lançado em 1982 e garante o envio expresso de mercadorias e documentos com até 100 cm de comprimento e que pesam até 30 kg.

As remessas desse tipo são tratadas com prioridade nos centros de distribuição, e as entregas são realizadas de segunda a sábado, por isso seu prazo de envio acaba sendo bem mais curto que o PAC. Porém todos esses fatores fazem com que o preço seja mais elevado.

Como cada um dos usuários pode ter demandas e necessidades diferentes, os Correios oferecem diferentes tipos de entrega sob o nome SEDEX. Abaixo, você pode conferir quais estão disponíveis:

  • SEDEX Hoje: a entrega é realizada no mesmo dia da postagem;
  • SEDEX 10: a entrega é realizada até às 10h da manhã do dia seguinte à postagem;
  • SEDEX 12: a entrega é realizada até o meio dia do dia seguinte à postagem;
  • SEDEX Mundi: realiza entrega de documentos e mercadorias internacionalmente;
  • SEDEX a Cobrar: a entrega é realizada no balcão de uma unidade postal, e o destinatário é avisado para que possa buscar.
Comparativo entre diversas modalidadades de entregas SEDEX (Imagem: Reprodução/Correios)

Independente de qual serviço você irá escolher para enviar ou receber uma encomenda, tenha sempre em mente que a diferença entre os dois serviços está na prioridade do transporte e no valor a ser pago.

E você, qual das duas modalidades prefere? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Correios

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.