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BBB 23: 4 dicas inspiradas para aumentar as vendas no e-commerce

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Fevereiro de 2023 às 18h20

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Em sua 23ª edição, o Big Brother Brasil alcançou seu melhor desempenho com patrocinadores, sendo a primeira vez em que o reality show começou a transmissão com todos os seus espaços comerciais vendidos. Empresas como McDonald's, Seara e Carrefour estão investindo milhões para aparecer no programa.

Uma das principais estratégias utilizadas pelas grandes marcas é a utilização de cupons de desconto exclusivos que aparecem na tela durante a transmissão aberta do BBB na Rede Globo. Os cupons com validade limitada são usados para aumentar o engajamento dos telespectadores do reality, promovendo ofertas em tempo real e resultando no aumento instantâneo das vendas.

Para Andrei Dias, head de vendas da retailtech Nexaas, assim como no BBB 23, a estratégia de cupons tem sido responsável por grande parte do faturamento do setor de varejo. "A oportunidade de pagar menos num produto é um poderoso atrativo aos consumidores, além de garantir a visibilidade e despertar interesse", pontua.

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Considerando os resultados do BBB 23, o especialista listou quatro estratégias voltadas ao uso de cupons de desconto que podem ser aplicadas no e-commerce e ampliar o faturamento.

4 dicas para aumentar as vendas no e-commerce

1. Ofereça cupons atrativos

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Para Dias, é fundamental que as marcas invistam em ofertas realmente atrativas, pois é uma condição decisiva na tomada de decisão do consumidor e ajuda a atrair e fidelizar novos clientes.

"Alguns exemplos são cupons de descontos válidos na primeira compra, em datas sazonais, datas comemorativas até mesmo aniversários. Essas ofertas atraem o interesse do consumidor e levam ao ato da compra desde que sejam, de fato, vantajosas", afirma o executivo.

2. Crie urgência

Limitar a promoção cria a sensação de urgência, incentivando o consumidor a decidir o quanto antes. A medida também ajuda a marca a não se perder entre outras ofertas e se diferenciar entre as outras empresas.

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3. Disponibilize cupons de desconto como prêmios

Dentre as estratégias utilizadas pelo BBB, os participantes recebem prêmios por suas realizações, como imunidades e vantagens e desafios. No e-commerce, isso pode ser aplicado tendo os cupons de desconto como prêmios em sorteios e concursos. Segundo o CEO, a estratégia pode aumentar o engajamento da marca e incentivar a participação em outras promoções.

4. Use mais de um canal

O BBB é uma forte presença nas redes sociais, como Twitter, Instagram e Telegram — excedendo a mídia televisiva. Os cupons também são promovidos em mais de um canal, visando alcançar um público maior. O comércio eletrônico pode seguir o padrão ao realizar campanhas utilizando vários meios, como redes sociais, e-mails, pop-ups no site, parcerias com influenciadores digitais, entre outros.

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Dias finaliza reforçando que, além de todas as estratégias citadas, é importante que os lojistas se previnam do abandono de carrinho. Dados da Opinion Box, revelam que 85% dos consumidores desistem das compras na etapa final. Dessa maneira, vale enviar um e-mail lembrando o visitante que a compra ficou pendente, oferecendo descontos em produtos selecionados.

“O lojista pode estipular um prazo para o cupom e até mesmo uma condição adicional para estimular o retorno ao site e a finalização da compra”, sugere o CEO.