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Erros em checkouts afastam consumidores de lojas online

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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O lidera o ranking do crescimento das vendas online, com 61% dos brasileiros afirmando que preferem realizar compras em lojas virtuais a físicas. Os dados são do anuário E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk.

Apesar da perspectiva positiva, as lojas virtuais ainda enfrentam desafios quanto à infraestrutura. Segundo uma pesquisa recente conduzida pela fintech Zimpler, 75% dos brasileiros relataram que não voltariam a comprar de uma varejista no futuro – seja online ou na loja física — após desistir de uma compra.

Falhas no processamento de checkout, entre outros problemas técnicos, por exemplo, podem causar um grande prejuízo aos varejistas brasileiros. Segundo o relatório de NielsenQ Ebit, sobre o e-commerce brasileiro, os varejistas nacionais já perderam R$ 1,3 bilhões por problemas no pagamento online.

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Conforme demonstram os dados da Zimpler, 47% dos entrevistados relataram que desistiram de uma compra online devido a problemas com o processo de pagamento do comércio eletrônico. Outro dado preocupante revela que 62,5% dos brasileiros mais ricos da pesquisa afirmaram ter abandonado uma transação online.

Quais são os tipos de falhas de pagamento?

Segundo a pesquisa, dentre as principais falhas de pagamento que os 47% dos entrevistados experimentaram, a principal é a falha ao aceitar o cartão do consumidor, com 32,4%. Os dados apontam outros pontos que potencialmente podem interferir no processo de compra, incluindo problemas de integração com provedores de serviços financeiros.

Confira todas as respostas, a seguir;

Causas de falhas no pagamento onlineRespondentes na pesquisa
A falha do site do comerciante on-line em aceitar o cartão do comprador32.4 %
App do banco não leu o código de barras no boleto27.9 %
Falha no boleto mesmo na digitação manual do código27.9 %
Pagamento abandonado devido a cobranças adicionais inesperadas24.6 %
App do banco não conseguiu ler o número do PIX23.8 %
Mensagem de “falha do sistema” ao tentar pagar via PIX17.6 %
Falha no pagamento por PIX “excedido” ou transferências por boleto digital17.2 %
Pagamento bloqueado por suspeita de fraude16.4 %
Outro7 %

“As múltiplas razões para a falha no checkout online mostram a grande variedade de fontes de atritos que existem nos pagamentos digitais”, diz Johan Strand, CEO da Zimpler.

O executivo ainda afirma que, qualquer que seja a causa específica da falha de pagamento, o impacto para os comerciantes on-line é o mesmo: "perda de receita em termos da transação em questão, bem como um impacto negativo de longo prazo na capacidade do varejista de oferecer uma estratégia de vendas digital sustentável".