Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DJI tem drones removidos de lojas da principal varejista alemã

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Março de 2022 às 08h45

Link copiado!

Imagem: Divulgação/DJI
Imagem: Divulgação/DJI
Tudo sobre DJI

A MediaMarkt, maior rede varejista de eletrônicos da Alemanha, suspendeu a venda de todos os drones da fabricante chinesa DJI. Conforme as informações, a causa seria as acusações de que militares russos estariam usando produtos da marca durante os ataques à Ucrânia.

Em comunicado oficial, a DJI destacou que as acusações são “totalmente falsas” e que a fabricante está sendo vítima de spammers. Enquanto as duas partes seguem discutindo o incidente, a empresa alemã optou por manter suspensas as vendas dos drones por conta de “preocupações de segurança”.

“Reiteramos muitas vezes que todos os produtos da DJI são projetados para uso civil e não atendem aos requisitos para uso militar. É totalmente errado acusar a DJI de apoiar a guerra”, cita a nota publicada pela empresa nesta segunda-feira (28).

Continua após a publicidade

Situação desfavorável

Fundada em 2006, a DJI é uma das principais fabricantes de drones do mundo. A empresa chinesa é reconhecida por desenvolver produtos com diversas aplicações, atendendo desde entusiastas e fotógrafos amadores até departamentos de bombeiros dos EUA.

Contudo, nos últimos anos, a fabricante vem enfrentando sérias restrições do governo dos EUA por motivos de segurança nacional. Por consequência, diversas empresas norte-americanas encerraram parcerias com a marca devido às sanções.

Continua após a publicidade

Desde o início dos ataques da Rússia à Ucrânia, a DJI está em uma posição complicada. Enquanto muitas empresas ocidentais e orientais cortaram o fornecimento de produtos e serviços tecnológicos para o mercado russo, a marca se manteve no país e seguiu a postura do governo chinês de se abster de críticas à guerra em andamento.

Em 16 de março, Mykhailo Fedorov, ministro ucraniano da transformação digital, pediu à fabricante que cortasse laços com a Rússia. Então, o representante acusou as tropas russas de usar os drones da DJI para coordenar os ataques de mísseis que mataram civis.

Como a recente nota, a fabricante chinesa já alegou diversas vezes que os produtos são projetados apenas para uso civil. Bem como, ressaltou que os drones não podem ser usados para ações militares.

Continua após a publicidade

Parceria com a Multilaser no Brasil

Apesar das recentes questões com os EUA e países da Europa, a DJI terá mais produtos oficiais chegando em breve ao mercado brasileiro. Recentemente, a marca fechou uma parceria com a Multilaser para a venda de drones, câmeras e estabilizadores no Brasil.

Segundo o comunicado, os primeiros lançamentos serão de modelos de pequeno porte para uso doméstico e amadores. Contudo, a intenção é expandir o portfólio da empresa com drones comerciais para uso na agricultura e segurança pública.

Fonte: Pandaily, SwissInfo