Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Delivery de bebidas com uso de drones começa a ser testado no Brasil

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Ambev
Divulgação/Ambev

Imagina você receber sua cerveja geladinha na sua casa com a entrega feita por um drone. Pois é, o que poderia ser um sonho há décadas atrás, agora está bem perto de se tornar uma realidade no Brasil. A distribuidora nacional Ambev anunciou nesta segunda-feira (10) parceria com a startup Speedbird Aero, que iniciou os primeiros testes de um sistema de entregas de bebida que usa drones como principal instrumento de transporte. O voo inaugural aconteceu no dia 30 de abril e percorreu um trecho de dois quilômetros que vão de uma das fábricas da empresa em Jaguariúna, interior de São Paulo, até um condomínio de casas.

Segundo a fabricante, o dispositivo usado tinha capacidade para transportar volumes com peso máximo de dois quilos e fez o trajeto em um tempo superior a dois minutos. A empresa já planeja uma nova fase de testes com um drone suportando cargas máximas de oito quilos em trechos de até 20 quilômetros.

Além de garantir a chegada de bebidas mais rapidamente à casa dos consumidores, a Ambev acredita que o projeto pode contribuir para a mobilidade urbana e o meio ambiente. Com menos veículos nas ruas, haveria uma consequente diminuição na emissão de poluentes resultantes da queima de combustível fóssil.

Continua após a publicidade

A Speedbird Aero possui o Certificado de Autorização de voo Experimental (CAVE) emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em agosto de 2020. Atualmente, a empresa pode realizar testes com drones que ultrapassam a linha de visada visual (em que o operador não precisa ter contato visual com o dispositivo) e precisa seguir as regras do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) n° 94, da ANAC, e os normativos de tráfego aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Segundo a agência, a emissão do CAVE trouxe a possibilidade da exploração de drones em novas atividades. Desde que recebeu a autorização, a Speedbird já realizou entregas em parceria com nomes como iFood, Hermes Prandini, Mercedes-Benz e Claro além de ter realizado testes que mostram como os aparelhos podem facilitar a entrega de exames e materiais sensíveis para laboratórios médicos, entre outras áreas da telemedicina.

E, embora a novidade seja interessante, ainda não há uma data estipulada para que o serviço de entregas aéreo com drones passe a funcionar comercialmente.

Continua após a publicidade

Fonte: Anac