Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercedes-Benz anuncia parceria com startup de drones para agilizar entregas

Por| 29 de Março de 2021 às 13h55

Link copiado!

Divulgação / Speedbird Aero
Divulgação / Speedbird Aero

A Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira (29) que a sua divisão de vans fechou uma parceria no Brasil com a Speedbird Aero. Trata-se de uma startup especializada no desenvolvimento e operação de drones para realizar o transporte e entrega de produtos, tendo como base móvel da operação a Sprinter Furgão, da montadora alemã.

A parceira terá duração de três anos e consiste em converter os veículos Sprinter em bases móveis, denominadas “droneports” para as operações da Speedbird Aero. Ele permitirá uma integração completa do modal aéreo não tripulado com o terrestre.

O projeto, que se iniciou com a aquisição de um Furgão Street 314 Teto Alto (também da Mercedes-Benz) no final de 2020, encontra-se em transformação para incluir toda a infraestrutura do centro operacional. No interior do veículo serão realizadas as operações de voos e as respectivas entregas, assim como ser a área de pouso e decolagem dos drones.

Continua após a publicidade


“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. A Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo", explica Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero. "Juntos revolucionaremos a forma como são feitas as entregas no país. Hoje, temos drones com capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia que vai de 2.5 quilômetros até mais de 100 quilômetros. Futuramente, novas opções serão disponibilizadas”. 

A Mercedes-Benz Vans afirma que oferece todo o suporte às operações da Speedbird Aero. Isso inclui desde a consultoria técnica na transformação de um veículo Furgão em “droneport”, passando pelo empréstimo de uma Sprinter Passageiro para a logística dos colaboradores da startup e, também o apoio necessário para realização dos projetos pilotos com laboratórios e empresas de delivery de comida, para garantir a operação das entregas dos produtos com segurança.

“A parceria com a Speedbird Aero só destaca este o posicionamento de inovação da Mercedes-Benz, de estar sempre à frente das futuras necessidades dos nossos clientes, proporcionando mais uma modalidade de entrega de forma totalmente tecnológica”, destaca Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Continua após a publicidade

O próximo passo da parceria logística entre as duas empresas será a implementação de um centro operacional da Speedbird Aero dentro da Sprinter Mercedes-Benz, o que deve acontecer já nos próximos meses. 

Leia também: