Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WWDC23: novo Mac Studio pode estar a caminho com M2 Max e M2 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Junho de 2023 às 17h44

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Apple)
(Imagem: Reprodução/Apple)
Tudo sobre Apple

A Apple pode estar se preparando para lançar a segunda geração do Mac Studio pouco mais de um ano após o lançamento do modelo original. A informação foi compartilhada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, um dia depois de ter revelado a existência dos modelos Mac 14,13 e Mac 14,14 equipados com processadores M2 Max e M2 Ultra.

Gurman escreve que pode confirmar que "a Apple está próxima de apresentar um novo Mac de codinome J475" e questiona de forma provocativa: "qual é o codinome do atual Mac Studio? J375."

O jornalista reforça que todas as configurações do Mac Studio, com exceção do modelo base em estoque, estão com envios atrasados de 3 a 4 semanas nos Estados Unidos. O mesmo acontece no Brasil, o que reforça as expectativas da estreia de novos modelos durante a WWDC 2023.

Continua após a publicidade

Também é dito que "não existem atrasos notáveis em modelos de MacBook Air de 13 polegadas, MacBook Pro de 13 polegadas ou iMac", corroborando informações obtidas por Gurman de que tais produtos serão atualizados apenas com a chegada do chip Apple M3, previsto para o fim deste ano.

Bem como o atual Mac Studio com M1 Max e M1 Ultra, a próxima geração deve adotar o existente M2 Max (que já equipa o MacBook Pro) e apresentar o novo M2 Ultra que dobrará os números do M2 Max, com 24 núcleos de CPU, 60 núcleos de GPU e até 192 GB de memória RAM. Uma segunda versão do M2 Ultra é esperada com 76 núcleos de GPU.

Com a estreia do Mac Studio, não sabemos se a Apple apresentará o Mac Pro com M2 Ultra ou prepara uma versão ainda mais potente.

Continua após a publicidade

O próprio Gurman revelou em dezembro do ano passado que a Apple cancelou o desenvolvimento do impressionante M2 Extreme, processador com o dobro de números do M2 Ultra e 48 núcleos de CPU, 152 núcleos de GPU e até 384 GB de RAM.

Mac Pro manterá design atual

O Mac Pro deve manter o design da atual geração equipada com processadores Intel, oferecendo como diferencial uma característica inexistente em qualquer Mac lançado desde 2020: a possibilidade de customizar o armazenamento e placas de rede e/ou mídia.

Continua após a publicidade

Atuais processadores da linha Apple M não suportam GPUs externas. Dessa forma, a menos que a Apple esteja preparando liberar esta característica para o chipset presente no Mac Pro, não contamos com tal característica como diferencial do produto.

A WWDC 2023 acontece na próxima segunda-feira (5), e deve ser uma maiores e mais importantes conferências da Apple desde o lançamento do primeiro iPhone graças ao lançamento do "Reality Pro", os óculos de realidade virtual e aumentada da Apple. Veja onde assistir e o que esperar do evento.

Fonte: Mark Gurman