Linguagens Java e Python lideram procura em plataforma gratuita de capacitação
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |
Interessados em programação procuram, com muita frequência, as linguagens Java e Python. Não à toa, elas são as mais populares no site Eu Capacito: a lista de cursos mais acessados em julho tem Java em primeiro lugar e Python em segundo. O curso Venha programar em Java é uma introdução para quem quer começar a programar nessa linguagem.
- Startup de ensino Sirius capta R$ 5 milhões mirando as profissões do futuro
- Startup paulistana conecta mulheres da área de TI a vagas no mercado nacional
- Laboratória oferece formação intensiva em programação para mulheres
A plataforma, fundada em 2020, agrega mais de 100 cursos divididos em quatro temas: fluência digital, tecnologia, soft skills e empreendedorismo. Já tem mais de 160 mil matrículas.
Criado pelo Movimento Brasil Digital, o Eu Capacito é um projeto social liderado pelo Instituto IT Mídia. Seu objetivo é formar profissionais para a economia digital. As capacitações são gratuitas e buscam desenvolver habilidades de tecnologia nos aspectos conceitual, técnico ou ferramental, bem como outras capacidades importantes para a vida corporativa ou o empreendedorismo.
Outro curso em destaque é o de Segurança Cibernética. O profissional com essa formação é responsável por proteger informações armazenadas digitalmente nas empresas e é cada vez mais necessário. Basta lembrar que, apenas no ano passado, a quantidade de ataques cibernéticos foi maior do que a dos últimos 15 anos somados.
Veja, a seguir, quais foram os cursos mais populares em julho:
1 – Venha programar em Java
Primeiro da lista, o curso tem carga horária de 6 horas e é oferecido pela Oracle.
2 – Python
Com carga horária de 80 horas, o segundo colocado é liderado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). Oferece certificado.
3 – User Experience (UX)
Nesse curso, os interessados aprendem os conteúdos introdutórios têm a possibilidade de criar protótipos. A responsável é a Fiap.
4 – Segurança cibernética
Esses especialistas são cada vez mais valorizados. O curso é da IBM.
5 – Business Intelligence (BI)
Mais uma formação da Fiap: profissionais dessa área estruturam dados com modelagem dimensional.
6 – Dê seus primeiros passos com o Python
Outra aparição da linguagem Python nesta lista. Criado pela Microsoft, o curso é introdutório para quem quer entender um pouco mais sobre essa linguagem.
7 – Customer Experience Management
Com 40 horas de conteúdo, essa capacitação da Fiap desvenda a jornada do cliente, o conceito de omnichannel, o CRM e o neuromarketing.
8 – Como falar em público
Em uma hora de curso, o Google apresenta técnicas e dicas para uma apresentação de sucesso.
9 – Design Thinking
Esta opção é para quem quer aprender ferramentas e estratégias desse método. É oferecida pela Fiap.
10 – Equilíbrio emocional na era da incerteza
A saúde mental se tornou destaque em razão da COVID-19. A chegada da pandemia afetou as relações pessoais e de trabalho. Oferecido pela EY, apesar de ser novo na plataforma, o curso já é um dos mais procurados.