Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É novato ou mais experiente? Aproveite cursos de tecnologia sem pagar nada

Por| 13 de Agosto de 2021 às 10h15

Link copiado!

envato / hoangpts
envato / hoangpts

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Continua após a publicidade

Banco PAN / IGTI

O Banco PAN e o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) estão juntos em uma iniciativa que irá oferecer mil bolsas de estudos para o curso de "Desenvolvedor de Software". O programa é 100% gratuito, totalmente online e está disponível para alunos a partir de 18 anos de todo o Brasil.

O bootcamp de desenvolvedor de software, com início em 13 de setembro e duração de 9 semanas, terá como foco duas das principais tecnologias utilizadas no mercado: Angular para Front-End e Java + SpringBoot para Back-End. Em resumo, os participantes vão aprender sobre interface de navegação e ferramentas de interação com o usuário, além de realizar o planejamento, criação, implementação e manutenção da estrutura que forma a base de um site.

Continua após a publicidade

Com 148 horas de conteúdo e aulas semanais por videoconferência para aprofundamento dos temas, o bootcamp será um curso imersivo, com ênfase na prática, por meio de experimentação e aplicação de soluções originais em tecnologia. Além do aprendizado e do certificado de formação, os melhores alunos terão ainda a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego no Banco PAN. A instituição financeira quer investir na formação de mão de obra qualificada para expandir a área interna de tecnologia e a cultura tech nacional.

As inscrições vão até 27 de agosto e podem ser feitas pela página especial do programa.

ITI

O Instituto Tecnológico Inovação (ITI) acaba de disponibilizar 16 cursos online gratuitos de capacitação tecnológica por meio do projeto POETA DIGISPARK. A iniciativa visa capacitar 1.250 jovens e adultos entre 18 e 65 anos de idade.

Continua após a publicidade

Os cursos são ofertados em duas modalidades: Ensino à Distância (EAD), que permite ao aluno estudar de onde quiser e não há um prazo limite para a conclusão. E com professores ao vivo pela internet, para que os estudantes consigam acompanhar e participar em tempo real.

Confira abaixo a grade do curso:

EAD

  • Excel 2010 - Fundamentos
  • Excel 2010 - Módulo I
  • Excel 2010 - Módulo II
  • Excel 2013 VBA - Módulo I
  • Illustrator CS6- Módulo I
  • Introdução à Lógica de Programação
  • Photoshop CS6- Módulo I
  • Powerpoint 2010
  • SQL 2012- Módulo I
  • Word 2010
Continua após a publicidade

Participação em tempo real

  • Informática básica: Introdução
  • Geração 60+: Principais Apps de celular
  • Ciências da Computação: Aprendendo a programar
  • Tecnologia Digital: Noções de Ferramentas e Aplicativos
  • Empreendedorismo: Ferramentas Básicas e Preparação para o mundo do trabalho — Competências e Habilidades

A formação online é uma parceria entre o ITI, a Microsoft, The Trust for The Americas e a Organização dos Estados Americanos — OEA. Para se inscrever, acesse a página especial do programa clicando aqui. Vale lembrar que, ao final da aula, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso.

Facebook / Recode

Continua após a publicidade

O Facebook, em parceria com a Recode, abriu as inscrições para a edição de 2021 do “Conectando seu futuro", programa de inclusão digital voltado a jovens a partir de 15 anos em situação de vulnerabilidade social. Os participantes poderão aprender ou se aprofundar em competências tecnológicas, socioemocionais e digitais. Todos os cursos são virtuais, gratuitos e oferecem certificação.

Entre as novidades das 12 formações disponíveis em 2021 está o “Desenvolvimento de games”, que pode ser cursado no módulo básico ou intermediário. Nele, os participantes acompanharão partes do processo de criação de jogos eletrônicos. Aos que têm mais afinidade com as mídias sociais, o “Marketing Digital” oferece uma visão mais profissional sobre o tema. Por outro lado, para quem ainda não tem grande conhecimento em tecnologia há conteúdos que apresentam introdução à computação e ao acesso à internet.

Ao longo de dois anos do “Conectando seu Futuro”, mais de 30 mil pessoas já foram alcançadas pelo projeto. Somente no último ciclo do programa, iniciado em 2020 e encerrado no início deste ano, mais de 10 mil pessoas concluíram as formações, disponíveis para moradores de todas as regiões do país.

Continua após a publicidade

Para realizar as formações, não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia. Basta ter pelo menos 15 anos, escolher uma das opções e realizar o cadastro na página especial do programa. Todos os cursos são gratuitos, virtuais e podem ser realizados através de computador, tablet, celular ou qualquer dispositivo com acesso à internet.

Méliuz / Olist

Méliuz e Olist anuciaram que são as novas parceiras da nova edição do "Programadores do Amanhã", projeto que tem como objetivo qualificar, fortalecer e dar protagonismo a jovens negros e negras, para que construam carreira na área de tecnologia.

O programa, que é destinado a jovens negros e negras estudantes de escola pública, oferece formação técnica que vai do ensino de lógica à desenvolvimento web e app, além de formação completa em inglês, suporte psicológico, mentorias e participação em atividades focadas no desenvolvimento de habilidades comportamentais demandadas pelo mercado de trabalho. O ingresso se dá por meio de processo seletivo e mais da metade das vagas são destinadas às meninas.

Continua após a publicidade

Por meio do patrocínio, os usuários do Méliuz podem doar para o programa parte do cashback recebido e, a cada doação, a companhia contribui com o mesmo valor. Como parte do compromisso em ser o principal mantenedor do projeto, mensalmente, o Méliuz garante uma doação fixa para o programa.

Só em 2021, os recursos do Méliuz serão suficientes para ajudar 30 jovens, e esse número deve aumentar com o tempo. Para os usuários, fazer a doação para o Programadores do Amanhã é bem simples: no momento da solicitação do resgate do cashback, basta que ele informe que deseja doar 1% do saldo disponível.

Para se inscrever no programa, clique neste formulário. E para apoiar o projeto via cashback, clique em seu hotsite.

Continua após a publicidade

Neon

A fintech Neon abriu as inscrições para um curso gratuito em tecnologia realizado em parceria com as escolas Toti Diversidade e Resilia, voltadas respectivamente para pessoas refugiadas e em condição de vulnerabilidade social, com renda familiar de até quatro salários mínimos.

Com início em setembro e duração de quatro meses, o curso ensinará a 50 pessoas conceitos básicos de tecnologia, que permitam que os participantes desenvolvam habilidades generalistas e sigam para qualquer carreira dentro da área. No final do programa, a Neon contratará algumas das pessoas que participaram.

Na primeira etapa do programa, os alunos assistirão a aulas ministradas pelos professores da Resilia e da Toti Diversidade três a quatro vezes por semana, sempre no período noturno. Serão abordados temas como programação, redes, banco de dados, arquitetura, segurança e qualidade.

Continua após a publicidade

Na segunda fase, trabalharão diretamente com a equipe da Neon em projetos práticos. Os alunos serão organizados em squads e receberão desafios relacionados ao dia a dia da empresa, que irão resolver acompanhados pelo time da Neon. Ao final desse processo, os grupos apresentarão seus projetos para uma bancada de especialistas da fintech, onde terão possibilidade de contratação.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto na página especial do programa, que pode ser acessada clicando aqui. Refugiados serão encaminhados para a página da Toti Diversidade, enquanto brasileiros devem completar sua inscrição na página da Resilia, que receberá inscrições de pessoas em condição de vulnerabilidade que tenham renda familiar que não ultrapasse quatro salários mínimos. O processo seletivo inclui teste técnico, dinâmica e entrevista.

Trybe

Escola de desenvolvimento web,a Trybe realizará a quinta edição do curso "Primeiros Passos na Programação". As aulas serão realizadas em parceria com a XP Inc. Os encontros são gratuitos, ministrados por pessoas instrutoras e especialistas da Trybe, e estarão disponíveis ao vivo pelo canal da escola no YouTube, entre os dias 16 e 19 de agosto. O principal objetivo é ensinar os conceitos fundamentais a pessoas interessadas, mesmo aquelas sem conhecimento em programação.

Continua após a publicidade

O objetivo é trazer para as aulas conteúdo de introdução à lógica de programação, uma boa dose de teoria sobre JavaScript - incluindo operadores e estruturas condicionais — além de arrays, strings, estruturas de repetição, funções e conhecimentos da cultura XP Inc.. No último dia do curso, há um desafio prático da Trybe em Javascript. Ana K Melo, head de Diversidade e Inclusão da instituição, foi convidada para aprender, do zero e ao vivo, junto com os alunos da turma.

Confira o cronograma do curso:

  • 16/08 Introdução à Lógica de Programação e ao JavaScript + Evolução de Carreira no Time de Tecnologia da XP Inc;
  • 17/08 Operadores e estruturas condicionais no JavaScript +Conheça a Cultura da XP;
  • 18/08 Arrays, Strings, Estruturas de repetição e funções + Dúvidas sobre a Turma XP;
  • 19/08 Mão na massa: Resolvendo o Desafio Prático da Trybe em Javascript + Bate-papo com estudantes da Trybe.

As pessoas estudantes que se inscreverem no evento passam a fazer parte de uma comunidade para interação com os colegas de turma e instrutores, pelo Slack e outras plataformas. Os participantes que concluírem as oito horas de curso receberão o certificado de conclusão.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de agosto, acessando a página especial do curso. Após garantir a participação, a pessoa estudante receberá todas as orientações por e-mail, para o melhor aproveitamento das aulas.

Banco BV

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação , idealizado pelo banco BV, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital. O treinamento gratuito e online em programação será voltado para mulheres (cis ou trans), principalmente em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também oferecerá todo suporte técnico para a realização do curso, como notebook e auxílio com a internet, se necessário.

Entre os requisitos, as candidatas precisam ser maiores de idade, e ter o segundo grau completo. Além disso, devem ter muita vontade de aprender. como o programa não requer experiencia em tecnologia, a iniciativa busca mulheres que estão dispostas a aprender e colocar em prática os conteúdos no dia a dia.

As inscrições vão até o dia 08 de setembro pelo site especial do programa. As aulas acontecem entre 20/09 e 08/10.

Para iniciados

Inteli

Já estão abertas as inscrições para o Bootcamp — Alunos de Graduação 2021 do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), faculdade de computação fundada por sócios do BTG Pactual. O propósito é oferecer formação imersiva orientada a projetos, e apoiar no desenvolvimento de competências importantes para jovens que se preparam para ingressar no ambiente de trabalho. O método ganha cada vez mais força no mercado de tecnologia, e esta edição do Bootcamp terá como foco alunos de graduação.

Com encontros diários, ao longo de 10 semanas, o Bootcamp será totalmente gratuito e 100% on-line. Nesta edição do programa, os alunos serão desafiados a criar um game em 2D usando um framework de desenvolvimento de jogos. "A proposta do treinamento é que o aluno vivencie, em um ambiente controlado, a experiência do mercado de trabalho a partir de casos reais e possa desenvolver soluções perfeitamente aplicáveis à rotina do mundo corporativo”, destaca Maíra Habimorad, CEO do Inteli.

O Bootcamp acontece entre os dias 20 de setembro e 26 de novembro. As aulas terão duração de duas horas e trabalhos extraclasse para os participantes. A programação disponibiliza uma formação imersiva, que utiliza o conceito de sala de aula invertida, ou seja, o aluno é provocado a estudar antecipadamente e frequenta o encontro já com conhecimento prévio: “o ideal é que os participantes dediquem 6 horas por dia ao curso: duas horas de aulas ao vivo, duas horas de auto estudos e outras duas horas para o desenvolvimento do game”, destaca Maíra Habimorad, CEO do Inteli.

Com o apoio de profissionais experientes no mercado, o aluno passa a desenvolver projetos em um curto espaço de tempo e, dessa forma, fortalece suas habilidades comportamentais, consideradas essenciais para grandes empresas e startups.

Para se inscrever e participar do curso gratuito, basta acessar a página especial do programa clicando aqui. As inscrições vão até o dia 14 de agosto.

Instituto Daryus

O Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) abre inscrições para o curso “Fundamentos em LGPD”. Serão oferecidas cinco mil bolsas de estudo gratuitas para quem deseja aprender mais sobre proteção de dados e dos requisitos legais brasileiros. A iniciativa tem como objetivo conscientizar organizações e profissionais para o conhecimento necessário acerca da legislação e regulamentos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O curso tem duração de 8h e ensinará aos alunos conceitos relacionados à LGPD, características, o que é um Dado Pessoal Sensível, como tratá-lo e, principalmente, como não o tratar, entre outros temas.

Ao se inscrever, o participante também tem a opção de indicar amigos e concorrer a prêmios como:

  • Voucher de 15% de desconto nos exames oficiais do EXIN;
  • Acesso ao conteúdo exclusivo do evento ON Security;
  • Mentoria online de adequação à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Cursos da formação na carreira DPO - Data Protection Officer do EXIN.

As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem ser feitas na página especial do programa ou até esgotarem as 5 mil bolsas. Os novos alunos poderão começar os estudos logo após a inscrição e têm até 6 meses para concluir todo o conteúdo e obter o certificado de participação.


Governo do Reino Unido

A missão diplomática do Governo britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, anunciou a abertura das inscrições para duas novas turmas da Future Females Business School. O programa é ideal para empreendedoras brasileiras com uma ideia ou negócio de base tecnológica em estágio inicial, que criam impacto social ou ambiental positivo, abordando questões sociais como pobreza e desigualdades e/ou questões ambientais como as relacionadas às mudanças climáticas.

O programa está com chamadas abertas para duas turmas cominício em Setembro de 2021: a primeira é voltada a iniciativas de impacto com tecnologia em diferentes setores — e oferecida em português, tendo 40 vagas disponíveis. A segunda, com 30 vagas, é específica para GreenTechs e ClimaTechs — e são oferecida em inglês. A participação é gratuita.

Tanto o programa de Impacto com Tecnologia quanto o destinado às GreenTechs e ClimaTechs são compostos por 10 módulos que conduzem as empreendedoras através de uma jornada para iniciar e expandir um negócio digital de impacto global. As participantes aprenderão como escrever um plano de negócios eficaz, como encontrar e alcançar clientes ideais e como usar a tecnologia para construir sua presença e escala digital. Os programas também apresentam especialistas convidadas — empreendedoras em série, executivas, mentoras — que atuam com temas relacionados ao empreendedorismo, como Mudança de Carreira, LinkedIn, Funil de Vendas, entre outros. As participantes terão acesso a aulas práticas, questionários, cadernos de atividades, mentorias coletivas e individuais, além dos encontros semanais.

Os programas são online e, ao final, haverá um evento virtual de graduação, onde serão entregues certificados de conclusão Ambos terão duração de 12 semanas.

A inscrição é feita através de um formulário em que são compartilhadas informações sobre o negócio da participante. As candidatas aprovadas nesta primeira etapa serão convidadas para uma entrevista com uma pessoa da equipe do programa, que ajudará a validar a ideia e direção de negócios, garantindo que o programa é o mais adequado para cada candidata.

As inscrições estarão abertas até 24 de agosto e podem ser feitas na página especial do programa.

Matera

Empresa de tecnologia voltada ao mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, a Matera realiza o II Bootcamp Matera, evolução do Curso de Férias, que aconteceu por 5 anos consecutivos.

Desta vez, a empresa realizará o primeiro Bootcamp For Girls, cursos intensivos, gratuitos e 100% online, para capacitar mulheres universitárias ou que já estão no mercado de trabalho e que se interessam sobre os assuntos de Customer Care, Arquitetura de Software e Desenvolvimento Java.

As inscrições já estão abertas no site especial do programa, vão até o dia 20 de agosto eserão destinadas 30 vagas para cada curso. Podem se inscrever mulheres que estão na faculdade, ensino técnico e/ou já atuam ou tenham interesse em aprofundar conhecimento nas áreas em questão. Para que tenha direito ao recebimento do certificado o aluno deverá frequentar pelo menos 80% do curso.

A Matera informa ainda que o preenchimento não garante a participação. Os instrutores avaliarão as inscritas e selecionarão as pessoas que estão dentro do perfil esperado com base no seu perfil no LinkedIn — logo, é recomendável deixá-lo atualizado. As respostas serão analisadas e todos receberão um feedback de aceite, lista de espera ou para tentar uma próxima edição.

Trend Micro

Empresa especializada em soluções de cibersegurança, a Trend Micro está com inscrições abertas para o Programa de Certificação em Segurança de TI. O objetivo é qualificar recém-formados em ciência da computação com o conhecimento prático e as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades de trabalho em engenharia de sistemas e vendas na indústria de segurança digital. A experiência do jovem também pode ser considerada no lugar do diploma. O programa é gratuito e inclui ajuda de custo durante o treinamento.

Batizado de CPTIS, o programa visa o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais para que os participantes se tornem rapidamente eficazes no trabalho. Após um período de orientação inicial, que garante a todos os alunos uma base comum de conhecimento, as aulas concentram-se no domínio técnico (pré-venda e pós-venda). A cada etapa são selecionados 20 jovens que durante 7 semanas assistem aulas com professores da própria Trend Micro e de empresas parceiras. Essa é a segunda vez que o curso é realizado 100% online.

O currículo inclui os seguintes módulos:

  • Fundamentos de Segurança de TI;
  • O Mercado de Segurança de TI;
  • Portfólio de Produtos Trend Micro;
  • Vendendo Segurança de TI;
  • Desafios Básicos de Comunicação;
  • Técnico (funções de engenharia de pré-vendas e pós-vendas)

O processo de seleção para ser admitido no programa inclui exercícios escritos, orais e em grupo, além de testes. O candidato precisa enviar uma carta de apresentação (PDF — até 500 palavras) contando um pouco sobre sua formação ou experiência em TI e explicando por que tem perfil para participar do CPTIS. Para mais informações, clique aqui.

As inscrições devem ser feitas até 5 de setembro. Para efetuá-la, basta preencher este formulário clicando aqui.


Samsung

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em agosto. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre Python, com 11 atividades distintas para a linguagem, além de outras 21 ações para outros temas.

A agenda foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e parceiros.

Confira abaixo a agenda para a próxima semana (17 a 20/8):

17/08

  • 9h - Backend com NodeJs e Express PARTE 1
  • 18h - Palestra: Tópicos de UX para IA: Experiências Ominicanal

18/08

  • 9h - Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 2
  • 16h - Oficina de Realidade Aumentada

19/08

  • 18h - Programando para web com Python, CSS e HTML PARTE 2

20/08

  • 9h - Backend com NodeJs e Express PARTE 2
  • 18h - Palestra: Tópicos de UX para Design de Serviços

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.