Publicidade

Cursos grátis de tecnologia | Capacitação para pessoas negras e pardas

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Novembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Pexels/Ketut Subiyanto
Pexels/Ketut Subiyanto

Diversas empresas e instituições estão oferecendo oportunidades de formação em UX Design, programação, dados e criptomoedas. Os destaques vão para a Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, e a plataforma PretaLab que possuem projetos exclusivos para o público negro, indígena e pardo.

Confira os cursos gratuitos da semana no Canaltech, a seguir:

Gerdau

Continua após a publicidade

A Gerdau, em parceria com a Randstad, está com 30 vagas disponíveis para o seu programa de formação em dados totalmente gratuito e voltado exclusivamente para pessoas autodeclaradas pardas e pretas: o Data4All. Ministrado pela Ada, edtech de ensino de programação, o projeto terá duração de quatro meses, com aulas noturnas às segundas, quartas e sextas-feiras (de 19h a 22h).

Dentre os temas abordados, estão: linguagem Python, programação básica, técnicas de programação, estatística e machine learning. Durante o curso, os alunos terão que desenvolver um case real para se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Para participar, as pessoas interessadas precisam se autodeclarar pretas ou pardas e ter mais de 18 anos, com Ensino Médio completo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de novembro pela página da Data4All.

Continua após a publicidade

PretaLab

A PretaLab é uma plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia que acaba de anunciar o seu novo ciclo de formação “O Poder do Futuro”, com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. O programa oferece 100 bolsas de estudo para jovens negras e indígenas, criando oportunidade para se inserirem no mercado de tecnologia e inovação, além de reduzir as diferenças de gênero e de raça no setor.

O projeto, inspirado no novo filme da Disney “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, é gratuito e tem como pré-requisitos: pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. As inscrições para as turmas online podem ser feitas de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2022, pela página da PretaLab.

Omie.Academy

Continua após a publicidade

A Omie.Academy, pilar educacional da plataforma de gestão (ERP) em nuvem, acaba de lançar o curso gratuito “Criptoativos — Como declarar”. Ministrado por Caroline Nunes, especialista em moedas digitais e legislação autoral, o conteúdo é voltado para profissionais e empreendedores do setor contábil.

Para Kaleu Florio, coordenador pedagógico, o profissional da contabilidade precisa acompanhar a evolução da economia e o surgimento de novos investimentos, principalmente nesse momento, em que o Brasil se tornou o principal mercado de criptoativos da América Latina.

Este e outros cursos da plataforma podem ser acessados gratuitamente através do site da Omie.Academy.

Ironhack

Continua após a publicidade

A Ironhack, escola global de tecnologia, anuncia seu novo bootcamp gratuito de UX Design, que visa oferecer uma ideia sobre o futuro caminho profissional em User Experience (UX) e User Interface (UI). Vale ressaltar que esta área não requer um diploma universitário, embora haja uma grande lacuna entre o número de vagas ofertadas e o de candidatos qualificados. Para se inscrever no curso gratuito de introdução ao UX Design, basta acessar o site da Ironhack.