Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja cursos grátis de tecnologia para quem está começando ou já começou na área

Por| 20 de Agosto de 2021 às 11h15

Link copiado!

Envato / Rawpixel
Envato / Rawpixel

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Continua após a publicidade

Santander

Fruto de uma iniciativa entre o Santander Universidades e a Tera – startup de educação para economia digital – o programa Santander Digital vai acelerar o desenvolvimento de habilidades voltadas para as áreas de Marketing Digital e User Experience.

Em um pocket bootcamp de quatro dias e 8h de duração, profissionais do Santander e da Tera promoverão mentorias e palestras para todos os inscritos, que ainda receberão certificado ao final do programa, caso concluam as etapas conforme o Edital. Aqueles que tiverem performance suficiente poderão participar da seleção de bolsas, que financiará, respectivamente, 50 e 100 alunos para os programas de UX Design e Marketing Digital oferecidos pela Tera. Os cursos têm duração de três e cinco meses e oferecem para os estudantes a oportunidade de interagir em projetos reais de empresas parceiras.

Nas aulas de UX, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo de design, criando habilidades para entender melhor os padrões de usabilidade, arquitetura de informação e relação usuário-produto. O ciclo de vida de produtos, jornada do cliente e tecnologias para marketing serão os temais centrais do curso de Marketing Digital, que também vai incentivar a visão estratégica, alinhando todo o conhecimento obtido.

Continua após a publicidade

Os cursos são voltados para jovens com interesse no mundo digital e que querem desenvolver habilidades que serão ainda mais valorizadas no futuro. Todo o curso será acompanhado de perto pelo Santander, que espera extrair talentos do programa.

As inscrições vão até o dia 26 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.

VTEX

Plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, a VTEX promove dois novos programas de capacitação gratuitos direcionados a grupos sub-representados. Os projetos Transformar CX e Diverse Sales Training têm como objetivo promover a diversidade e a inclusão no mercado de tecnologia e de digital commerce, apoiando o desenvolvimento profissional de mulheres cis, pessoas trans e travestis.

Continua após a publicidade

O programa Transformar CX oferece 30 vagas e tem o objetivo de ampliar a disponibilidade de profissionais de Customer Experience no ecossistema global de comércio digital, além de incluir mais pessoas trans e travestis no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 27 de agosto. O início da capacitação está previsto para 27 de setembro.

O programa conta com a parceria da consultoria Transcendemos para captação de talentos, treinamento do time interno, entre outras ações. Nele, serão abordados conteúdos como introdução ao ecommerce, à plataforma VTEX, ferramentas e melhores práticas em customer experience, além de um conteúdo extra preparatório para o processo seletivo da VTEX.

Já o programa Diverse Sales Training é direcionado para a capacitação na área de vendas, de mulheres cis ou trans que tenham experiência prévia no mercado de comércio digital ou em vendas. São oferecidas 20 vagas e as inscrições estão abertas até 26 de agosto, com início do treinamento previsto para 20 de setembro. Os interessados podem fazer a inscrição nesta página.

O curso será ministrado por especialistas da VTEX e terá três módulos centrais, focados na preparação dos participantes para atuar com vendas B2B no mercado digital por meio de temas como: introdução ao digital commerce, modelos de negócios, segmentação, estratégia de vendas e tipos de plataformas de ecommerce; VTEX immersion, em que os alunos se aprofundarão na plataforma da empresa; e vendas B2B, no qual aprenderão sobre técnicas de apresentação e negociação, utilizando, por exemplo, o modelo spin selling.

Continua após a publicidade

As interessadas em fazer a inscrição para o Transformar CX devem clicar nesta página. Já aquelas que querem participar do Diverse Sales Training devem acessar esse site.


Banco BV

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação, idealizado pelo banco BV, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital. O treinamento gratuito e online em programação será voltado para mulheres (cis ou trans), principalmente em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também oferecerá todo suporte técnico para a realização do curso, como notebook e auxílio com a internet, se necessário.

Continua após a publicidade

Entre os requisitos, as candidatas precisam ser maiores de idade, e ter o segundo grau completo. Além disso, devem ter muita vontade de aprender. como o programa não requer experiencia em tecnologia, a iniciativa busca mulheres que estão dispostas a aprender e colocar em prática os conteúdos no dia a dia.

As inscrições vão até o dia 08 de setembro pelo site especial do programa. As aulas acontecem entre 20/09 e 08/10.


Neon

A fintech Neon abriu as inscrições para um curso gratuito em tecnologia realizado em parceria com as escolas Toti Diversidade e Resilia, voltadas respectivamente para pessoas refugiadas e em condição de vulnerabilidade social, com renda familiar de até quatro salários mínimos.

Continua após a publicidade

Com início em setembro e duração de quatro meses, o curso ensinará a 50 pessoas conceitos básicos de tecnologia, que permitam que os participantes desenvolvam habilidades generalistas e sigam para qualquer carreira dentro da área. No final do programa, a Neon contratará algumas das pessoas que participaram.

Na primeira etapa do programa, os alunos assistirão a aulas ministradas pelos professores da Resilia e da Toti Diversidade três a quatro vezes por semana, sempre no período noturno. Serão abordados temas como programação, redes, banco de dados, arquitetura, segurança e qualidade.

Na segunda fase, trabalharão diretamente com a equipe da Neon em projetos práticos. Os alunos serão organizados em squads e receberão desafios relacionados ao dia a dia da empresa, que irão resolver acompanhados pelo time da Neon. Ao final desse processo, os grupos apresentarão seus projetos para uma bancada de especialistas da fintech, onde terão possibilidade de contratação.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto na página especial do programa, que pode ser acessada clicando aqui. Refugiados serão encaminhados para a página da Toti Diversidade, enquanto brasileiros devem completar sua inscrição na página da Resilia, que receberá inscrições de pessoas em condição de vulnerabilidade que tenham renda familiar que não ultrapasse quatro salários mínimos. O processo seletivo inclui teste técnico, dinâmica e entrevista.

Continua após a publicidade


Banco PAN / IGTI

O Banco PAN e o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) estão juntos em uma iniciativa que irá oferecer mil bolsas de estudos para o curso de "Desenvolvedor de Software". O programa é 100% gratuito, totalmente online e está disponível para alunos a partir de 18 anos de todo o Brasil.

O bootcamp de desenvolvedor de software, com início em 13 de setembro e duração de 9 semanas, terá como foco duas das principais tecnologias utilizadas no mercado: Angular para Front-End e Java + SpringBoot para Back-End. Em resumo, os participantes vão aprender sobre interface de navegação e ferramentas de interação com o usuário, além de realizar o planejamento, criação, implementação e manutenção da estrutura que forma a base de um site.

Continua após a publicidade

Com 148 horas de conteúdo e aulas semanais por videoconferência para aprofundamento dos temas, o bootcamp será um curso imersivo, com ênfase na prática, por meio de experimentação e aplicação de soluções originais em tecnologia. Além do aprendizado e do certificado de formação, os melhores alunos terão ainda a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego no Banco PAN. A instituição financeira quer investir na formação de mão de obra qualificada para expandir a área interna de tecnologia e a cultura tech nacional.

As inscrições vão até 27 de agosto e podem ser feitas pela página especial do programa.


Fhinck

Startup brasileira que oferece solução para reduzir a ineficiência e aumentar a produtividade no trabalho, a Fhinck anuncia a primeira edição do programa de desenvolvimento “The Fhincker Way”. Ao todo serão 10 vagas, com duração de dois anos, e visa formar profissionais mulheres para atuar em tecnologia, mais especificamente com análise de dados e indicadores. O objetivo é ampliar a participação feminina no setor, trazendo representatividade.

Continua após a publicidade

Nesta primeira edição, que tem a temática "Mulheres na Tecnologia", as selecionadas transitarão entre as áreas de Tech, Data, X-People, Marketing, Finanças, Operações, Estratégia, bem como terão acesso a conteúdo e cursos técnicos teóricos, habilidades digitais, programação, ciência de dados, soft skills, negócios, curso de idioma e mentoria com mulheres que são referências das áreas de Tech e Data.

Entre os benefícios oferecidos pela startup estão: plano de saúde; auxílio home office; auxílio psicólogo; auxílio nutricional; plano de estudos via Coursera, entre outros. Ao final do programa serão direcionadas para as áreas que apresentarem mais afinidade e trabalharão focadas em análise de dados, focando inicialmente em indicadores de performance.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (23/8) e podem ser feitas na página especial do programa.

Continua após a publicidade

Para iniciados

SoulCode Academy

Edtech especializada em educação tecnológica, a SoulCode Academy abriu as inscrições para a nova turma do curso totalmente gratuito de capacitação em Web Full Stack Júnior. O aluno não paga pela formação em momento algum, nem mesmo depois de formado. Aliás, a expectativa da escola é empregar, no mínimo, 80% deles. Para que possa cumprir seu propósito, a instituição conta com parceiros e patrocinadores, como a TNT Energy Drink, que patrocina todas as turmas de 2021.

Cinquenta vagas serão disponibilizadas para esta turma, sendo essa a segunda a contar com Angular na grade curricular, atendendo a demanda do mercado. O processo seletivo consiste em uma prova de lógica e ciências da computação, de caráter eliminatório, um pitch em vídeo, uma dinâmica em grupo online e uma entrevista.

Podem participar da seleção, brasileiros, com mais de 18 anos, preferencialmente desempregados, pois o curso é realizado em período integral, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e tem duração de 16 semanas.

As inscrições vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.


Samsung

A Samsung, por meio do Samsung Innovation Campus (SIC), programa global da companhia que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e educação, abriu as inscrições para dois Code Days com foco na linguagem de programação Scratch e na plataforma Arduino, que serão realizados em setembro e outubro, respectivamente.

A iniciativa, disponibilizada gratuitamente para professores da rede pública de ensino e educadores de ONGs, conta com conteúdo com base na trilha de formação do Code IoT na Escola, que oferece cursos em Internet das Coisas, e tem parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Universidade de São Paulo.

O Code Day Scratch será promovido em 25 de setembro, de forma totalmente online. Com 150 vagas disponíveis, os participantes terão a oportunidade de criar projetos que envolvam narrativas, animações e jogos, além de interagir na comunidade online Scratch e aprender os conceitos importantes da programação na prática.

Já o Code Day Arduino, que também será online, ocorre em 23 de outubro. A programação introduz aos seus 150 participantes os conceitos usados na plataforma Arduino por meio do simulador TinkerCad, uma ferramenta que simula circuitos elétricos e permite ao aluno aprender a montar circuitos e programar uma placa Arduino sem precisar de kit de eletrônica.

Será emitido um certificado de formação de 16 horas a todos que enviarem um ou mais relatos de prática com seus alunos até o dia 30 de novembro. Ainda, após a formação, será disponibilizado um fórum para que os participantes possam interagir e receber orientações para planejamento e condução de atividades práticas junto a seus alunos.

Os interessados devem acessar o site especial do programa e preencher os dados no formulário até 15 de setembro. Para concluir a inscrição e garantir a vaga, será necessário um comprovante de docência.

Samsung Ocean

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em agosto. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre Python, com 11 atividades distintas para a linguagem, além de outras 21 ações para outros temas.

A agenda foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e parceiros.

Confira abaixo a agenda para a próxima semana (23 a 27/8):

23/08

  • 9h - Jogos Digitais: Jogo 3D com Unity PARTE 1

24/08

  • 10h - Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 1
  • 15h - Introdução a Internet das Coisas

25/08

  • 9h - Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 3
  • 15h - Laboratório de IOT com Arduino

26/08

  • 10h - Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 2
  • 15h - Palestra: Introdução ao Tizen
  • 18h - Programando para web com Python, CSS e HTML PARTE 3

27/08

  • 10h - Desenvolvimento Ágil - DevOps GIT

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.


Carrefour

Estão abertas as inscrições para o bootcamp Carrefour Android Developer. São 7.500 bolsas de estudo para profissionais de tecnologia se aprimorarem em desenvolvimento mobile com foco na plataforma Android e linguagem de programação Kotlin.

O programa é uma iniciativa da rede varejista em parceria com a Digital Innovation One e está alinhado à estratégia de acelerar a transformação digital do Carrefour ao formar, absorver e reter talentos especializados em tecnologia

Com a alta demanda mundial por aplicações mobile, o bootcamp Carrefour Android Developer é uma oportunidade para capacitação de profissionais, sobretudo para devs que estão iniciando na área ou em busca de transformação de carreira. O programa é 100% gratuito e oferece uma imersão em Kotlin e Android com 100h de experiências educacionais.

Os desenvolvedores participantes do programa terão acesso a 21 cursos que abordarão fundamentos de programação; do básico ao avançado para aplicações em Kotlin; o ambiente Android Studio e principais ferramentas, além de navegabilidade, arquitetura e boas práticas em Kotlin com Clean Architecture e MVVM.

Mentorias com especialistas do Carrefour completam a grade educacional do bootcamp, com sessões ao vivo e exclusivas para os inscritos no programa. Os encontros permitem que os devs aprendam ainda mais através de cases reais compartilhados por especialistas da própria empresa. Ao final do programa, os participantes avaliados com melhor desempenho serão convidados a entrevistas que poderão lhe garantir a oportunidade de serem contratados para o time de tecnologia do Carrefour.

As inscrições vão até o dia 03 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui. Ele é acessível a qualquer pessoa, sem pré-requisitos para matrícula.


Matera

Empresa de tecnologia voltada ao mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, a Matera realiza o II Bootcamp Matera, evolução do Curso de Férias, que aconteceu por 5 anos consecutivos.

Desta vez, a empresa realizará o primeiro Bootcamp For Girls, cursos intensivos, gratuitos e 100% online, para capacitar mulheres universitárias ou que já estão no mercado de trabalho e que se interessam sobre os assuntos de Customer Care, Arquitetura de Software e Desenvolvimento Java.

As inscrições já estão abertas no site especial do programa, vão até o dia 20 de agosto e serão destinadas 30 vagas para cada curso. Podem se inscrever mulheres que estão na faculdade, ensino técnico e/ou já atuam ou tenham interesse em aprofundar conhecimento nas áreas em questão. Para que tenha direito ao recebimento do certificado o aluno deverá frequentar pelo menos 80% do curso.

A Matera informa ainda que o preenchimento não garante a participação. Os instrutores avaliarão as inscritas e selecionarão as pessoas que estão dentro do perfil esperado com base no seu perfil no LinkedIn — logo, é recomendável deixá-lo atualizado. As respostas serão analisadas e todos receberão um feedback de aceite, lista de espera ou para tentar uma próxima edição.