Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um Pixel 4 XL salvou a vida deste homem após um acidente em sua própria casa

Por| 25 de Fevereiro de 2021 às 08h54

Link copiado!

Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash

Você é dono de um Pixel 3 ou mais recente? É provável que você nem saiba, mas a linha de celulares do Google possui desde tal modelo uma tecnologia bem interessante chamada Car Crash Detection — ela utiliza vários sensores para identificar quando seu dono sofreu um acidente de trânsito e aciona os serviços de emergência. E foi exatamente tal recurso que salvou a vida de um homem nos EUA.

A história foi contada pela vítima, identificada como Chuck Walker, em um tópico na plataforma Reddit. Walker relata que estava em sua própria residência realizando alguns trabalhos dentro de uma miniescavadeira quando o maquinário acabou tombando e caindo em uma vala. No processo, o estadunidense desmaiou e teve ambas as saídas do veículo — a principal e a de emergência — bloqueadas.

A sorte é que Walker era dono de um Pixel 4 XL, e, mesmo que o aparelho tenha sido arremessado para fora da escavadeira com o impacto, ele foi esperto o suficiente para identificar aquilo como um “acidente de carro” e ligar para o serviço de emergência, denunciando a localização de seu dono. Quando recobrou a consciência, o acidentado percebeu que o resgate já estava na linha e se encontrava a caminho de sua casa.

Continua após a publicidade

Embora o incidente tenha causado grandes danos (Walker fraturou sete costelas e quatro vértebras torácicas), como ex-paramédico, seu maior medo era o de morrer por hipotermia ou por um eventual incêndio causado pelo vazamento de combustível do veículo.

“O corpo de bombeiros fica a pelo menos 11 minutos de nossa propriedade, então presumo que fiquei inconsciente por pelo menos oito minutos enquanto o Google colocava nossos serviços de emergência locais em ação. Seria interessante saber como funciona o processo [...] Graças aos meus socorristas, minha equipe médica e minha família, três meses depois, já estou 100%!”, escreveu Walker.

Como o Pixel detecta acidentes de carro?

Continua após a publicidade

O Car Crash Detection funciona da seguinte maneira: ao detectar um possível acidente de trânsito, o smartphone emite agudos alertas sonoros para que seu usuário confirme se está bem ou se precisa de ajuda. Ao escolher a segunda opção, é possível entrar em contato com as autoridades para pedir socorro. Caso o cidadão não confirme que esteja bem nem que precise de ajuda, o celular assume que ele está inconsciente e liga para a emergência por conta própria.

O Canaltech pesquisou, mas não conseguiu confirmar se o recurso funciona no Brasil (vale lembrar, aliás, que os smartphones Pixel nem são vendidos oficialmente aqui). De qualquer forma, caso você tenha importado um, vale a pena habilitar a funcionalidade: basta visitar o app “Safety” e ativar o recurso.

Fonte: 9to5Google