Qual foi o primeiro vídeo do YouTube?
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Bruno Salutes |
Existem algumas curiosidades que são bem interessantes de saber, como, por exemplo: qual foi o primeiro vídeo do YouTube? Às vezes, nos acostumamos tão rapidamente com certas inovações tecnológicas que até esquecemos o quão recentes elas são.
- 6 dicas para youtubers iniciantes | Guia Prático
- Vimeo ou Youtube: qual app é o melhor para publicar vídeos?
O serviço foi criado oficialmente em 14 de fevereiro de 2005 quando Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim decidiram registrar o domínio youtube.com. Com mais de 15 anos de estrada, o YouTube se tornou a maior plataforma de vídeo da atualidade, e conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente.
Por isso, vamos voltar alguns anos no tempo e saber um pouco mais sobre o primeiro vídeo a ser postado no serviço; confira abaixo!
O primeiro vídeo do YouTube
No dia 23 de abril de 2005, por volta das 20h, o primeiro vídeo do serviço, intitulado "Me at the zoo", foi publicado por Jawed Karim. A produção contém 19 segundos e é estrelada pelo próprio Jawed no Zoológico de San Diego, cidade que até hoje abriga o quartel-general da plataforma. Confira o vídeo na íntegra:
Jawed não tinha ideia de que, ao publicar tal gravação informal e de baixíssima qualidade, estaria revolucionando o mercado de entretenimento digital. Até o momento, não havia nenhuma plataforma semelhante na web e era extremamente difícil compartilhar vídeos online.
Embora tenha ganhado alguns concorrentes com o passar dos últimos anos, ainda assim o site continua sendo referência para esse tipo de conteúdo. Não é à toa que mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são assistidas todos os dias no mundo todo.
Fatos, curiosidades e números do primeiro vídeo do YouTube
"Me at the zoo" está disponível no YouTube até hoje, ostentando 221 milhões de visualizações e 11 milhões de comentários. Trata-se do único clipe publicado por Karim na plataforma. Embora a gravação tenha sido a primeira do serviço, ela não foi a única a ir ao ar no fatídico dia 23 de abril de 2005.
Algum usuário, identificado simplesmente como "mw", postou, poucas horas depois, o vídeo "My Snowboarding Skillz", retratando sua falta de habilidade no esporte. Você pode conferir o vídeo abaixo:
Como o YouTube começou
Há controvérsias a respeito dos motivos que inspiraram a criação do YouTube. A ideia partiu de três mentes que, até então, eram funcionários do PayPal: Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley.
Algumas teorias afirmam que o projeto surgiu depois que Chen e Hurley se sentiram na necessidade de compartilhar uns vídeos engraçados que eles haviam gravado em uma festa dentro de um apartamento; porém, Karim refuta tal versão.
De acordo com o “youtuber original”, o que aconteceu foi que, em 2004, o grupo se sentiu frustrado com a dificuldade de encontrar vídeos de alguns eventos polêmicos — incluindo o escândalo de Justin Timberlake no Super Bowl XXXVIII. Disso, surgia a necessidade de criar um espaço onde qualquer um poderia postar gravações.
Para trabalhar na ideia, o trio conseguiu um investimento de US$ 11,5 milhões da Sequoia Capital e alugou um escritório acima de uma pizzaria e um restaurante japonês em San Mateo. Embora o primeiro vídeo do YouTube tenha sido publicado em 2005, a plataforma só foi disponibilizada em beta aberto no mês posterior (maio), e só foi efetivamente lançada com uma versão estável no dia 15 de novembro daquele ano.
Em julho de 2006, o YouTube já ostentava números impressionantes: eram 65 mil novos vídeos e 100 milhões de visualizações por dia. Esse sucesso absurdo chamou atenção da Google, que, em outubro de 2006, anunciou a compra do YouTube por US$ 1,65 bilhão no formato de ações.
Um ano depois, em 2007, Hurley, que até então era o CEO da companhia, anunciou sua saída, preferindo manter-se apenas como conselheiro eventual. Chen também já havia renunciado ao seu cargo de CTO. Karim jamais foi um funcionário do YouTube — desde o começo do projeto, ele tinha concordado em atuar apenas como conselheiro.
Agora você sabe exatamente qual foi o primeiro vídeo do YouTube, além de algumas curiosidades sobre a produção.
Fonte: Business Insider, Tubular Insights, Wayback Machine, CNET