Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vimeo ou Youtube: qual app é o melhor para publicar vídeos?

Por| Editado por Bruno Salutes | 20 de Dezembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

Vimeo e YouTube: qual app é o melhor para publicar vídeos? Ambos são extremamente populares, já que todo mundo curte assistir vídeos pela rede, e hoje falaremos sobre as facilidades e dificuldades na hora de publicar um vídeo pelas plataformas.

Para a comparação, o Canaltech dividiu as informações em algumas categorias, como facilidade de uso e funcionalidades disponíveis, dando uma visão geral do que cada plataforma oferece aos criadores de conteúdo na hora de publicar seus vídeos. Confira abaixo.

1. Melhor usabilidade

Continua após a publicidade

Ambos os aplicativos apresentam uma maneira rápida de publicar o vídeo, ficando empatados nesse critério. Além da publicação, ambos permitem transmitir ao vivo ou realizar uma gravação na hora.

YouTube

O aplicativo do Google tem um fluxo simples de como publicar um vídeo na plataforma. Basta conceder acesso a sua galeria e, ao entrar no aplicativo pelo Android ou iOS, clicar no símbolo de “+” na parte inferior da tela para começar a subir seu vídeo.

Vimeo

Continua após a publicidade

Da mesma forma que o YouTube, o Vimeo, disponíveil para Android e iOS, pedirá autorização para acessar sua galeria assim que for publicar um vídeo. Basta clicar em carregar no canto inferior direito e iniciar o processo.

2. Upload

YouTube

Assim que escolher um vídeo, o YouTube permite que você adicione filtros, texto sobreposto e controle a timeline. Além disso, é possível escolher uma música dentre uma lista de áudios carregado pelo próprio Google.

Continua após a publicidade

Depois disso, basta criar um título e descrição para o seu vídeo, assim como definir sua visibilidade e selecionar o público-alvo e clicar e enviar clicando na parte de baixo da tela, bastando aguardar apenas.

O YouTube não limita a quantidade de uploads que o usuário pode realizar em sua plataforma, mas vídeos muito grandes exigem que o usuário faça uma verificação através de um código, felizmente pelo próprio celular.

Vimeo

Continua após a publicidade

O aplicativo do Vimeo leva o usuário diretamente para a timeline do vídeo, facilitando o corte, mas não permite edições como o YouTube, fazendo do sistema algo muito mais simples e direto, ideal para quem busca algo rápido, mas fica um pouco atrás do que o concorrente.

Além disso, o Vimeo limita o número de uploads semanais por 500 MB, então se planejam criar muitos conteúdos semanais terão que assinar algum dos planos, a partir de R$ 28,00 por mês.

O sistema do Google leva a melhor quando falamos de upload, possibilitando vídeos ilimitados e oferecendo mais opções na hora da edição, como trilha e filtros para seu vídeo.

Continua após a publicidade

3. Qualidade da reprodução

YouTube

O YouTube, por padrão, configura o vídeo para uma qualidade recomendada, mas permite que mude com funções estabelecidas ou ajeite as preferências para redes móveis e wi-fi, dando controle total sobre a qualidade da reprodução pelo usuário.

Continua após a publicidade

Vimeo

A plataforma permite maior customização da qualidade de reprodução, mas ainda assim opera de forma inferior ao rival. Caso seu celular tenha uma resolução melhor é possível assistir em 1290p ou 1920p, mas como costumam ser menos acessíveis, o número de usuários que terão acesso a isso diminui.

Pela possibilidade de configurar a qualidade para diferentes tipos de conexão, dados ou wi-fi, e maior resolução base, o YouTube também leva a melhor na disputa pela qualidade de reprodução.

Continua após a publicidade

4. Métricas

YouTube

O YouTube necessita que o usuário baixe um outro aplicativo para acompanhar as métricas de seus vídeos, o YT Studio, disponível para Android e iOS, mostrando o alcance geral, o quanto de envolvimento o público teve com seus vídeos e quantos desses são novos ou recorrentes.

Também é possível acompanhar a hora, idade, gênero, entre outras informações pertinentes ao seu público para tomar melhores decisões na hora de publicar outros vídeos na plataforma.

Continua após a publicidade

Vimeo

O Vimeo trabalha de forma parecida com o Google, com a facilidade de manter todas as análises em um único aplicativo. Existem análises gerais, de todo o canal, ou métricas individuais de cada vídeo que pode ser selecionada conforme a data que deseja analisar.

O lado negativo do Vimeo é que métricas mais detalhadas só estão presentes na versão paga do aplicativo. Caso assine, é possível ver várias informações, até mesmo ter acesso ao perfil de quem interage de alguma forma com seus vídeos.

5. Social

Continua após a publicidade

YouTube

O aplicativo do YouTube permite aos usuários curtir, comentar, compartilhar e salvar, além de fazer o download do vídeo caso assine a plataforma. Mas as interações entre os usuários e o criador do conteúdo fica restrita aos comentários feitos no próprio vídeo.

Vimeo

Continua após a publicidade

O Vimeo possibilta mais opções de customização, podendo criar uma vitrine que facilita o compartilhamento dos vídeos, além de ter a opção de torná-la privada, por uma senha, onde só pessoas selecionadas podem acessar e discutir sobre o tema no próprio aplicativo.

Qual é melhor: Vimeo ou YouTube?

Ambas as plataformas oferecem muitas coisas em comum, mas o YouTube tem uma pequena vantagem por permitir mais opções gratuitas aos usuários que buscam publicar os vídeos. O Vimeo leva a melhor na interação social, mas limita o uso da plataforma por dividir as funcionalidades na versão grátis, fazendo do YouTube o melhor app para publicar vídeos.