Fundador da Tesla e PayPal diz que robôs assassinos poderão surgir em 5 anos

Por Redação | 17 de Novembro de 2014 às 19h09

Robôs assassinos com inteligência artificial avançada poderão identificar humanos como "falhas" e começar a nos matar, isso dentro de cinco anos. Não, não se trata de mais um filme da série "Exterminador do Futuro", e sim uma projeção do empreendedor bilionário sul-africano Elon Musk.

"Há risco de algo bastante perigoso acontecer nos próximos cinco anos", escreveu Musk, num comentário postado no site de futurologia Edge.org. Assim como em "Exterminador do Futuro", a avançada inteligência artificial atualmente em desenvolvimento pode fazer com que os robôs tenham capacidade de decidir sobre a extinção humana de forma autônoma.

Musk, que esteve envolvido na criação de empresas como PayPal, SpaceX e Tesla Motors, também destacou que essa é a opinião de alguém envolvido no setor, especialmente para os comentaristas que costumam rir desse tipo de projeção. "Este não é o caso de alarmar sem razão sobre algo que não entendo."

O bilionário, entretanto, parece ter se arrependido de postar tal projeção e, minutos depois, apagou o comentário. O Business Insider destaca que esta não é a primeira vez que Musk tenta alertar as pessoas sobre a possibilidade de "robôs assassinos".

"Se sua função é algo como eliminar spam das caixas de correio de e-mails e o robô determina que a melhor solução seria eliminar os seres humanos..." disse recentemente, durante uma conversa com o público na conferência Vanity Fair New Establishment Summit.

Mesmo após deletado, o comentário de Musk foi recuperado por um usuário do Reddit. Confira abaixo o que Musk escreveu, na íntegra:

"O ritmo do progresso da Inteligência Artificial (não estou me referindo a estreita IA) é incrivelmente rápido. A menos que você tenha acesso direto a grupos como Deepmind, não tem ideia de como está crescendo rapidamente, num ritmo exponencial. Há o risco de algo muito perigoso acontecer nos próximos cinco anos. Este não é o caso de alarmar sem razão sobre algo que não entendo", disse.

"Não sou o único a pensar que devemos estar preocupados. As principais empresas de IA deram grandes passos para nossa segurança. Elas reconhecem o perigo, mas acreditam que possam moldar e controlar superinteligências digitais e evitar as versões más de escapar para a Internet. Isso é o que veremos..."

Fonte: http://www.businessinsider.com/elon-musk-killer-robots-will-be-here-within-five-years-2014-11

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!