Logitech lança teclado analógico, volante customizável e mais novidades
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller | •
Aconteceu nesta terça-feira (17) o Logi Play, evento anual da Logitech em que diversas novidades planejadas para os próximos meses são apresentadas. Na edição deste ano, a marca revelou uma série de atualizações para a linha G Pro, incluindo o primeiro teclado mecânico analógico da companhia e um mouse dedicado para destros, além de trazer melhorias bem-vindas para modelos como o G915 e para o Astro A50.
Fora isso, a gigante comemorou a ocasião com uma expansão da parceria com Genshin Impact, revelou a chegada de recursos de Inteligência Artificial no Streamlabs e mostrou uma edição especial do mouse G502 X feita em alumínio, entre diversos outros anúncios.
G Pro X TKL RAPID é novo teclado analógico
O primeiro grande lançamento do dia foi o Logitech G Pro X TKL RAPID, versão aprimorada do teclado tenkeyless premium da marca, que recebe teclas analógicas. A função, vista em rivais como o Huntsman Mini Analog da Razer, permite que o dispositivo reconheça o quanto uma tecla foi apertada para oferecer diferentes ações em games, realizar movimentos repetidos de forma mais rápida, definir pontos de atuação personalizados ou mesmo estabelecer atalhos de comandos variados de acordo com o nível de pressão aplicado.
Um dos pontos mais interessantes é que quase todas as funções analógicas não dependem do app G Hub para funcionar — com a memória embarcada, o teclado possibilita o uso do recurso rapid trigger para as ações repetidas, bem como permite a definição dos pontos de atuação personalizados, o que facilita a vida de quem costuma utilizar o periférico em outros computadores. As exceções são a definição de atalhos e os ajustes finos dos níveis de pressão.
Proprietários, os switches são lineares de ativação magnética e prometem ser rápidos, além de terem suporte ao Key Priority, versão da Logitech da função Simultaneous Opposing Cardinal Directions (SOCD). Em essência, a SOCD permite que duas teclas opostas (como o A e o D para caminhar em um FPS) sejam pressionadas ao mesmo tempo, dando prioridade à tecla apertada por último para troca mais rápida de direção. Há, porém, maior nível de personalização por aqui, com customização de prioridade absoluta, distância de pressionamento e mais.
Completam o pacote do G Pro X TKL RAPID a iluminação RGB configurável por tecla, controles de mídia acompanhados de roda de volume, teclas de plástico PBT Double Shot mais duráveis e resistentes, opção para mudar as funções de todas as teclas, múltiplas camadas internas para atenuar os impactos da digitação e cabo USB-C removível para transporte facilitado.
G Pro 2 LIGHTSPEED e modelo para destros
A família de mouses premium da companhia também foi atualizada com dois lançamentos: o G Pro 2 LIGHTSPEED e o G Pro X SUPERLIGHT 2 DEX. Mais "simples" das novidades, o G Pro 2 LIGHTSPEED chega para assumir o posto do G Pro Wireless, mantendo o formato característico ambidestro do modelo anterior, mas ganhando conexão de maior velocidade, porta USB-C, novo sensor, bateria de autonomia muito superior e diversas outras melhorias.
O G Pro 2 LIGHTSPEED traz de volta o corpo compacto e o peso baixo de 80 gramas, mas agora temos o sensor Hero 2, que expande o DPI para até 32 mil (contra "apenas" 25 mil do Hero 25K usado na geração passada) e turbina a velocidade de 400 IPS para 500 IPS.
Em um update que será liberado até o fim do ano, o acessório, junto ao Pro Wireless original, vai expandir ainda mais a velocidade, podendo chegar aos 888 IPS e recebendo a opção de aceleração de 88 G.
Por agora, também estão entre os destaques o aumento drástico da bateria, que pode chegar a 95h de uso com a iluminação RGB configurável desligada, ou 60h com os LEDs ligados — em comparação, o G Pro Wireless atingia 60h e 48h, respectivamente. Além disso, como o nome indica, o lançamento aposta na tecnologia LIGHTSPEED, que garante uma comunicação sem fio mais estável e de menor latência com o computador.
Fecham as mudanças as novas opções de cores em branco e rosa junto ao preto tradicional, o uso dos switches LIGHTFORCE no botões, que proporcionam uma vida útil mais longa e um clique mais preciso, e a troca da porta micro USB pela moderna USB-C, mais versátil.
Por sua vez, o G Pro X SUPERLIGHT 2 DEX revisa o design do G Pro X SUPERLIGHT 2, trazendo os recursos do modelo original em um formato otimizado para destros. De fato, as mudanças tornam a novidade mais confortável, como foi possível notar no hands-on breve que o Canaltech teve. Apesar de continuar com muita leveza ao contar com 60 gramas, o modelo DEX está um pouco mais alto, possibilitando um encaixe melhor da mão.
Assim como o G Pro 2, o sensor é o Hero 2, com características similares que incluem os 32 mil de DPI e a velocidade de até 500 IPS, e há switches LIGHTFORCE mais duráveis. A bateria atinge as 95h de uso, e a tecnologia de conexão sem fio é a LIGHTSPEED. Há porta USB-C para carregamento, e opções de cores em preto, branco e rosa.
G915 X aprimora modelo original
O Logitech G915 ficou conhecido por ser um dos primeiros teclados low profile (o modelo com teclas de menor altura) da companhia, conquistando quem gosta de pontos de atuação mais baixos. Ouvindo o feedback da mídia e dos usuários, a gigante trouxe neste Logi Play a linha Logitech G915 X, aprimorando diversos pontos para tornar a experiência de uso mais confortável e garantir que o aparelho tenha maior vida útil.
Há uma seleção de switches GL com ponto de atuação mais veloz de 1,3 mm (contra 1,5 mm do G915 original) e novo encaixe de teclas em cruz, prometendo mais estabilidade e facilidade na hora de trocá-las.
Por falar nas teclas, o antigo plástico ABS deu lugar ao PBT Double Shot, muito mais resistente e menos sujeito ao desgaste com o uso. Além disso, o deck de alumínio escovado está mais espesso, reforçando a estabilidade ao digitar. No breve teste feito pelo Canaltech, foi possível notar que as teclas estão mais confortáveis e estáveis, contando com acabamento mais áspero que, ao que parece, deve mesmo durar por mais tempo.
A série é composta por três modelos: o G915 X, com conexão via cabo; e o G915 X LIGHTSPEED TKL e G915X LIGHTSPEED, ambos com conexão tri-mode, possibilitando o uso via Bluetooth, LIGHTSPEED ou cabo USB-C. As variantes sem fio receberam ainda aprimoramentos na bateria, que pode chegar às 36h na variante 100%, e às 42h no modelo TKL ao utilizar a iluminação RGB configurável no brilho máximo.
Concluindo a lista de novidades, a família ganhou mais botões macro "G" configuráveis, enquanto manteve aspectos positivos do G915 padrão, incluindo botões de mídia com roda de volume e a possibilidade de personalizar a função de todas as teclas através do app G Hub.
Astro A50 Gen 5 ganha Playsync
Quando foi lançado em maio deste ano, o Astro A50 X chamou atenção por prometer ser o "headset para seu setup de games", ao adotar a tecnologia chamada pela Logitech de "PLAYSYNC". Com ela, a base de comunicação sem fio se transforma em uma central, pela qual é possível trocar rapidamente o sinal de áudio e vídeo do monitor ou TV ao utilizar o botão de mesmo nome embutido no fone. Dito isso, destinado ao segmento premium, a função acabou restrita a um público que estava disposto a gastar mais.
A marca quer agora expandir a disponibilidade do recurso com a chegada do Astro A50 Gen 5, que traz o PLAYSYNC como um dos destaques. Não há passagem de sinal de vídeo como no A50 X, mas foi implementado suporte a múltiplos aparelhos conectados simultaneamente, permitindo a troca rápida de áudio. Além disso, muitas das características do headset premium foram adotadas, o que torna o lançamento uma opção muito atraente para quem quer uma experiência similar sem gastar tanto.
A base agora comporta a comunicação com Xbox, PlayStation e PC simultaneamente, e usa a conexão LIGHTSPEED para enviar os dados ao fone, garantindo som de alta qualidade em 24-bit sem compressão. Os drivers também deixaram de ser opções tradicionais para apostar nas soluções de grafeno de 40 mm da própria Logitech, que garantiriam mais definição e melhor espacialidade nos games — há suporte a Dolby Atmos, ao Spatial Audio do Windows e ao sistema de som 3D do PS5.
O microfone foi outro ponto a receber grandes melhorias, ao aumentar o sampling rate (a quantidade de dados captados por segundo) de 16 kHz para 48 kHz, o que deve resultar em uma voz mais cristalina e detalhada, havendo ainda o retorno do mecanismo de mutar ao levantá-lo.
A bateria foi melhorada de forma significativa, aumentando de 15h da geração anterior para 24h de uso contínuo. Outros destaques incluem a possibilidade de conexão a celulares e outros dispositivos com porta USB-C, equalizadores mais robustos para o áudio e o microfone, e a possibilidade de gerenciamento através dos apps G Hub no desktop e G Mobile nos smartphones.
Racing Series para simuladores
O público entusiasta de simuladores de corrida também ganhou novidades com a estreia da Logitech Racing Series, que vai trabalhar com a modularidade e a compatibilidade com soluções de outras marcas como maior foco. A gigante diz ter ouvido os usuários e profissionais que buscavam maior customização, e agora vai disponibilizar uma variedade de aros de volante, um adaptador para uso de modelos de terceiros e de gerações anteriores, e acessórios de câmbio e freio de mão.
A base de tudo é a o Logitech G RS Wheel Hub, mecanismo no qual os aros são encaixados para então serem acoplados ao Logitech G Direct Drive Base, o "coração" do conjunto, onde está o motor. A solução foi desenhada para proporcionar ampla compatibilidade. Ela permite a combinação de peças de diferentes plataformas (PC, PlayStation, Xbox) e oferece ajustes variados, como a largura dos gear shifters e a configuração do sistema de iluminação RGB.
De início, dois aros foram lançados: o Logitech G RS Track Wheel, de formato mais quadrado voltado para pilotos de pista, e o Logitech G RS Round Wheel, com corpo circular dedicado a pilotos que precisam rotacionar o volante rapidamente. Mais opções devem chegar no futuro, estando entre elas os frutos da nova parceria com a MOMO, marca especializada em equipamento profissional de corrida.
Fecha a Racing Series o adaptador RS QR Adapter, destinado à oferecer compatibilidade com soluções de outras marcas, e os RS Shifter e RS Handbrake, acessórios de câmbio de marchas e freio de mão, respectivamente. A dupla têm como pontos fortes a opções de montagem mais versáteis, garra de aço durável para encaixe em mesas ou cockpits de simulação e punho de altura ajustável.
Genshin Impact e mais novidades
A apresentação foi marcada ainda por algumas novidades especiais, começando pela expansão da parceria com o game Genshin Impact. Os mouses G309, G305 e G304 ganharam edições limitadas inspiradas em personagens do título, como Kamisato Ayaka, Sayu, Thoma e Heizou. A má notícia para os fãs do jogo é que poucos países receberão os lançamentos, e o Brasil não está entre eles no momento.
Também foi revelado o Logitech G502 X Plus Aluminum Edition, modelo que comemora os 10 anos do Logitech G502 original. Com apenas 502 unidades no mundo, a edição possui corpo construído em alumínio esculpido em máquinas de CNC, e infelizmente não será vendido — a ideia é oferecê-lo como um presente ou em ocasiões especiais, incluindo eventuais sorteios.
Encerrando os lançamentos, a Logitech confirmou que trará novidades importantes para seu ecossistema de software nas próximas semanas. Além de um assistente de IA no G Hub, que vai permitir ao usuário pedir por um perfil personalizado baseado em presets preparados por outros jogadores, a marca vai disponibilizar diversas novas funcionalidades no Streamlabs.
Entre os updates estão a possibilidade de realizar transmissões em múltiplas plataformas e utilizar o AI Game Highlighter, algoritmo que detecta automaticamente as melhores jogadas após o fim da live. As atualizações com os recursos aprimorados chegam nas próximas semanas.
Preço e disponibilidade
A maioria das novidades está confirmada para chegar ao Brasil e já há previsão de disponibilidade. A linha Logitech G915 X e o G Pro 2 LIGHTSPEED estreiam por aqui em outubro, enquanto o G Pro X SUPERLIGHT 2 DEX, o G RS Shifter e o teclado G Pro X TKL RAPID começarão a ser vendidos em dezembro. Por fim, o restante da família Racing Series está prevista para vir ao país em algum momento de 2025. Apenas parte dos preços sugeridos foram revelados — mais informações serão disponibilizadas em breve. Os valores são os seguintes:
- Logitech G RS Shifter — R$ 999;
- Linha Logitech G915 X — a partir de R$ 1.299;
- Logitech G Pro 2 LIGHTSPEED — R$ 799;
- Logitech G Pro X SUPERLIGHT 2 DEX — R$ 999.