Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Skin clássica do Winamp será vendida como NFT, mas por uma boa causa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Março de 2022 às 16h20

Link copiado!

Reprodução/Winamp
Reprodução/Winamp

O popular reprodutor de músicas e vídeos Winamp vai comercializar a primeira skin como um token não fungível (NFT). O programa, que fez parte da história de muita gente antes dos anos 2000, fará um leilão no mercado OpenSea entre os dias 16 e 22 de maio. Não haverá whitelist e a compra será aberta a todos: quem chegar primeiro, leva a capa clássica do Winamp.

Além da capa original, de 1997, outras 20 artes derivadas da skin clássica serão postas à venda para os colecionadores. Segundo a recém-criada Fundação Winamp, todos os lucros da venda serão direcionados para projetos de caridade e ações sociais de apoio a músicos.

Continua após a publicidade

Serão 19 NFTs diferentes com apenas 100 cópias de cada e um token mais raro, com somente 97 cópias — uma referência ao ano de criação do player. O preço fixado é de 0,08 ETH, equivalente a US$ 210 ou cerca de R$ 1.000, para cada arte. Nesta venda primária, 20% do valor irá para o criador da arte e 80% ficará para caridade.

Caso os compradores decidam revender o token, artistas receberão 10% dos royalties das suas criações, o Winamp receberá outros 10% (que também vai para caridade) e os 80% ficam com o proprietário. A quantia que os artistas receberão, neste caso, dependem do preço da segunda venda.

Winamp na Web3

Todos os itens comprados serão cunhados na blockchain da Ethereum e mantidos na carteira virtual do colecionador. Os artistas que toparem produzir suas próprias skins para o Winamp poderão ser selecionados para ter suas criações vendidas, porém deverão transferir a propriedade intelectual para o Winamp.

Continua após a publicidade

O CEO do Winamp, Alexandre Saboundjian, explicou em um comunicado que o objetivo é apoiar a comunidade de artistas, não somente com a venda dos tokens, mas também com o investimento em músicos. "Apoiar a música e os músicos também é o motivo pelo qual o trabalho da Fundação Winamp é muito importante", ressaltou.

A primeira instituição beneficente selecionada pela fundação é a MusicFund, uma associação sem fins lucrativos que coleta instrumentos musicais, conserta e os doa para escolas de música em regiões carentes. A ONG trabalha em zonas de conflito, países de desenvolvimento e em parte da Europa, com um trabalho bacana de apoio aos artistas.

Fonte: Winamp