Publicidade

Mais de 10 mil caixas eletrônicos de Bitcoin foram instalados no mundo em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Outubro de 2021 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/Portal do Bitcoin
Reprodução/Portal do Bitcoin

Com as criptomoedas sendo cada vez mais adotadas por vários países e pessoas no mundo, estruturas para dar suporte a essa mudança estão sendo desenvolvidas, e com a crescente demanda por criptoativos como o Bitcoin crescendo, o número de caixas eletrônicos com suporte a moeda digital também está aumentando. 

Os caixas eletrônicos de Bitcoin (Bitcoin ATM, em inglês) são máquinas que permitem a compra (e, em alguns casos, venda) das criptomoedas a partir de um cartão de crédito ou débito e a identificação do usuário. As quantias movimentadas são depositadas em carteiras digitais disponibilizadas pelo sistema operacional do caixa automático. 

De acordo com informações obtidas pelo site Finbold, nos primeiros nove meses de 2021, um total de 13.242 caixas eletrônicos com suporte ao Bitcoin foram instalados pelo mundo, com 4.779 sendo instalados entre julho e setembro, 4.430 entre abril e junho e 4.033 entre janeiro e março.  

Continua após a publicidade

A  América do Norte é a região com mais caixas automáticos com suporte ao Bitcoin instalados, com 26.489 máquinas, que representam 93.5% do total mundial. A Europa está em segundo lugar, com 1.268, correspondendo a 4.5%, e a América do Sul conta com 290 caixas eletrônicos, correspondendo a 1% do total mundial.  

Curiosamente, mesmo com muitos usuários de criptomoedas residindo na Ásia, só 234 máquinas, o equivalente a 0.8%, estão localizadas na região. 

O crescimento do Bitcoin em 2021

Continua após a publicidade

Os caixas eletrônicos de Bitcoin são vistos como uma forma de levar novas pessoas para o mercado de criptoativos, já que as máquinas facilitam a compra da moeda digital, pois não exigem os complexos protocolos de criptografia para autenticar as transações.

O número atual de caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo é considerado insignificante, se comparado com os mesmo aparelhos relacionados aos setores financeiros tradicionais. Porém, o crescimento nos números de máquinas instaladas pelo mundo começa a mostrar um cenário de maior adesão. Um exemplo recente ocorreu no estado da Pensilvânia, nos EUA, que fechou uma parceria com duas fabricantes de ATMs compatíveis com Bitcoin, a ChainBytes e a Hippo Kiosks, para o fornecimento das unidades.

Além disso, a aceleração da instalação de caixas eletrônicos de Bitcoin durante 2021 evidencia a crescente popularidade das criptomoedas, já que conforme mais usuários estiverem entrando no mercado de criptoativos, espera-se que mais caixas eletrônicos compatíveis sejam disponibilizados. 

Continua após a publicidade

Exemplos dessa popularização da Bitcoin podem ser vistos na adoção do criptoativo como moeda oficial em El Salvador e o sucesso constante que declarações do excêntrico bilionário Elon Musk sobre o criptoativo geram na internet. 


 

Fonte: Finbold, Investopedia