Publicidade

El Salvador pode abandonar Bitcoin como moeda legal a pedido do FMI

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Janeiro de 2022 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/T3N
Reprodução/T3N

El Salvador pode deixar de usar o Bitcoin como moeda legal — a iniciativa entrou em vigor em setembro de 2021. O pedido é do conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), após discussões com o país, que negocia um empréstimo de US$ 1,3 bilhão.

Segundo a entidade, o uso da criptomoeda pode levar a riscos financeiros e à criação de novos passivos. Para os diretores do órgão, além dos passivos contingentes fiscais associados, há riscos à estabilidade financeira, à integridade financeira e à proteção ao consumidor.

Continua após a publicidade

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, é defensor da criptomoeda, mas o FMI exige que as autoridades locais restrinjam o escopo da Lei Bitcoin e removam o status legal da moeda. Há, ainda, preocupação com os riscos associados à emissão de títulos lastreados em Bitcoin.

Em novembro, o FMI pediu que o país fortalecesse a regulamentação e a supervisão do ecossistema de pagamentos em criptomoedas. Além disso, solicitou que El Salvador não usasse o Bitcoin como moeda legal.

O país tem acumulado a criptomoeda — recentemente, comprou 410 Bitcoin, o que levou ao total de 1.500 Bitcoin detidos pelo país. Para 2022, El Salvador planeja títulos públicos de US$ 1 bilhão lastreados em Bitcoin. Eles serão denominados em dólares americanos e terão duração de 10 anos.

Fonte: InfoMoney