Switch passa vendas do PS3 em ano "fraco" para Nintendo

Switch passa vendas do PS3 em ano "fraco" para Nintendo

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 05 de Agosto de 2021 às 14h57
Enrique Vidal Flores/Unsplash

O Nintendo Switch vendeu 4,45 milhões de unidades no primeiro trimestre fiscal de 2021, entre os meses de abril e junho.

Com os números, o console híbrido da Nintendo somou 89,04 milhões de unidades comercializadas, ultrapassando o PlayStation 3 e se firmando como o sétimo videogame mais vendido da história.

Os dados são do relatório fiscal mais recente da Nintendo, divulgado nesta quinta-feira (5). Cerca de 70% das vendas do Switch no trimestre foram do modelo padrão, lançado em 2017. Os outros 30% correspondem aos novos donos do modelo portátil Lite.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com um novo Switch com tela OLED programado para chegar no mercado em outubro, projeções da Ampére Analysis apontam que a Big N deve acumular 155 milhões de unidades vendidas de seu videogame até 2025. Caso a previsão se confirme, o Switch será o videogame mais vendido da história.

Lucros reduzidos 

Apesar dos números impressionantes do Switch, a Nintendo fechou o ano com um recuo dos seus lucros. Em comparação com o primeiro trimestre fiscal de 2020, as vendas de hardware caíram 21,7%, enquanto as de jogos e aplicativos sofreram uma redução de 10,2%.

O aumento da demanda por videogames durante o ápice da pandemia de COVID-19 e o lançamento estrondoso de Animal Crossing: New Horizons em 2020, podem explicar os números mais baixos da Nintendo em 2021.

Animal Crossing: New Horizons (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Com as quedas, a Nintendo assistiu a uma redução de lucros em 17,3% em comparação ao ano passado. No entanto, a empresa mantém bons resultados. O lucro operacional do trimestre fiscal chegou a 119,6 bilhões de ienes, cerca de R$ 5,5 bilhões na cotação atual.

Venda de jogos

New Pokémon Snap, sequência do clássico de Nintendo 64, liderou as vendas de jogos para o Switch nesse primeiro trecho de 2021. O título ultrapassou a marca de 2 milhões de unidades vendidas fora do Japão, se firmando como principal sucesso da Nintendo neste ano fiscal.

O jogo de fotografia foi seguido por Mario Golf: Super Rush (1,34 milhão de unidades vendidas) e o relançamento de Miitopia (1,04 milhão).

A aventura de Pokémon foi o único lançamento que ultrapassou a venda dos maiores sucessos do Switch durante o período, que continuam vendendo até os dias atuais. Somente entre os meses de abril a junho, Mario Kart 8 Deluxe comercializou mais 1,69 milhão de unidades, somando mais de 37 milhões de vendas ao todo.

Mario Kart 8 Deluxe (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Animal Crossing: New Horizons vendeu mais 1,26 milhão de unidades no mesmo período, acumulando 33,89 donos de ilhas pelo mundo.

Com o começo de ano mais fraco para venda de softwares, a Nintendo aposta nos lançamentos de The Legend of Zelda: Skyward Sword HD (julho), WarioWare: Get It Together! (setembro), Metroid Dread (outubro), Mario Party Superstars (outubro), e Pokémon Brilliant Diamond & Pokémon Shining Pearl (novembro) para aumentar seus números.

Fonte: Nintendo, Games Industry, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.