Switch passa vendas do PS3 em ano "fraco" para Nintendo
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |
O Nintendo Switch vendeu 4,45 milhões de unidades no primeiro trimestre fiscal de 2021, entre os meses de abril e junho.
- O que é o Nintendo Switch Online? Vale a pena assinar?
- Pokémon UNITE | Atualização traz nerf em Gengar, modo espectador e mais
- Serviços por assinatura compensam mais do que comprar um jogo novo? Compare
Com os números, o console híbrido da Nintendo somou 89,04 milhões de unidades comercializadas, ultrapassando o PlayStation 3 e se firmando como o sétimo videogame mais vendido da história.
Os dados são do relatório fiscal mais recente da Nintendo, divulgado nesta quinta-feira (5). Cerca de 70% das vendas do Switch no trimestre foram do modelo padrão, lançado em 2017. Os outros 30% correspondem aos novos donos do modelo portátil Lite.
Com um novo Switch com tela OLED programado para chegar no mercado em outubro, projeções da Ampére Analysis apontam que a Big N deve acumular 155 milhões de unidades vendidas de seu videogame até 2025. Caso a previsão se confirme, o Switch será o videogame mais vendido da história.
Lucros reduzidos
Apesar dos números impressionantes do Switch, a Nintendo fechou o ano com um recuo dos seus lucros. Em comparação com o primeiro trimestre fiscal de 2020, as vendas de hardware caíram 21,7%, enquanto as de jogos e aplicativos sofreram uma redução de 10,2%.
O aumento da demanda por videogames durante o ápice da pandemia de COVID-19 e o lançamento estrondoso de Animal Crossing: New Horizons em 2020, podem explicar os números mais baixos da Nintendo em 2021.
Com as quedas, a Nintendo assistiu a uma redução de lucros em 17,3% em comparação ao ano passado. No entanto, a empresa mantém bons resultados. O lucro operacional do trimestre fiscal chegou a 119,6 bilhões de ienes, cerca de R$ 5,5 bilhões na cotação atual.
Venda de jogos
New Pokémon Snap, sequência do clássico de Nintendo 64, liderou as vendas de jogos para o Switch nesse primeiro trecho de 2021. O título ultrapassou a marca de 2 milhões de unidades vendidas fora do Japão, se firmando como principal sucesso da Nintendo neste ano fiscal.
O jogo de fotografia foi seguido por Mario Golf: Super Rush (1,34 milhão de unidades vendidas) e o relançamento de Miitopia (1,04 milhão).
A aventura de Pokémon foi o único lançamento que ultrapassou a venda dos maiores sucessos do Switch durante o período, que continuam vendendo até os dias atuais. Somente entre os meses de abril a junho, Mario Kart 8 Deluxe comercializou mais 1,69 milhão de unidades, somando mais de 37 milhões de vendas ao todo.
Animal Crossing: New Horizons vendeu mais 1,26 milhão de unidades no mesmo período, acumulando 33,89 donos de ilhas pelo mundo.
Com o começo de ano mais fraco para venda de softwares, a Nintendo aposta nos lançamentos de The Legend of Zelda: Skyward Sword HD (julho), WarioWare: Get It Together! (setembro), Metroid Dread (outubro), Mario Party Superstars (outubro), e Pokémon Brilliant Diamond & Pokémon Shining Pearl (novembro) para aumentar seus números.
Fonte: Nintendo, Games Industry, The Verge