Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony admite que PS5 não poderá expandir armazenamento em SSD na estreia

Por| 05 de Novembro de 2020 às 17h26

Link copiado!

Sony
Sony

Um dos grandes trunfos da nova geração de consoles é o SSD customizado, que permite trocar informações rapidamente com o processador da máquina e, claro, agilizar tudo na jogatina e ampliar a capacidade de criação de mundos virtuais. No PlayStation 5, o armazenamento inicial de 825 GB também será usado pelo sistema, que deve consumir boa parte desse espaço. Então, fica a dúvida: os usuários poderão comprar memória extra para acoplar à máquina?

A Sony já tinha dito que há sim essa possibilidade, mas, nas descrições iniciais, o funcionamento disso foi comentado de forma vaga. Agora, em resposta ao The Verge, a companhia admitiu que isso não será possível no lançamento, previsto para o próximo dia 12 de novembro nos Estados Unidos e Japão; e dia 19 em outras praças, incluindo o Brasil.

O PS5 conta com um slot interno dedicado para os novos SSDs M.2, compatíveis com o novo armazenamento do console. “[Isto] está reservado para uma atualização futura,” Sony disse ao The Verge. Vale destacar que o próprio arquiteto de hardware da máquina, Mark Cerny, havia adiantado isso há alguns meses; entretanto, somente agora há a confirmação oficial de que essa possibilidade será oferecida posteriormente, com uma atualização de sistema.

Continua após a publicidade

A explicação para isso, segundo o próprio Cerny, é que nem os SSDs M.2 são rápidos o suficiente para acompanhar o PS5; fisicamente finos para caber na baia do SSD; ou compatíveis com o controlador de entrada e saída de dados da Sony. A companhia prometeu fazer testes de compatibilidade neste final de ano, o que indica que uma solução só deve vir mesmo em algum momento de 2021 — pelo menos é que todos esperam.

Os SSDs sobressalentes precisariam fornecer mais de 5,5 GB/s de largura de banda em uma conexão PCIe Gen4, e não ter um dissipador de calor tão grande — o que inviabilizaria sua disposição no console. Enquanto isso, a solução é gerenciar o armazenamento interno com parcimônia, pois, segundo os cálculos previstos até agora, dos 825 GB inicialmente disponíveis, somente 667 GB poderão ser utilizados pelos usuários.

Como alguns dos títulos anunciados até agora ocupam de 32 GB até 133 GB, os consumidores precisarão fazer um “malabarismo” para curtir os jogos e deixá-los armazenados no sistema interno, especialmente quem comprar a versão sem drive para Blu-ray.

Continua após a publicidade

Armazenamento externo

Vale destacar que esse problema não é exclusivo do PS5, já que o Xbox Series X|S também usa um sistema dedicado de comunicação mais rápida entre o processamento e o armazenamento interno de SSD. E uma das soluções, pelos menos nesse começo, é adicionar à saída USB 3.1 um dispositivo de memória externo para os títulos disponíveis via retrocompatibilidade.

Ou seja, como os jogos de PS4 e de Xbox One não nasceram para usar o SSD dedicado, eles podem rodar tranquilamente com uma solução externa — obviamente que, assim, não será possível também utilizá-los de forma otimizada.

Compre o PS5 e o Xbox Series X e S no Brasil

Continua após a publicidade

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Black Friday é no Canaltech Ofertas

Está chegando a época com as melhores promoções do ano! A Black Friday 2020 vai acontecer no dia 27 de novembro e promete grandes descontos em várias categorias cobiçadas pelos brasileiros, como smartphones, smart TVs, notebooks, smartwatches, pulseiras inteligentes, monitores e muitos outros eletrônicos.

Continua após a publicidade

Para ajudá-lo a encontrar os menores preços da internet, o Canaltech Ofertas fará a cobertura em tempo real da Black Friday, e você pode receber os descontos diretamente no seu celular ao entrar em nossos grupos de WhatsApp e Telegram. Não deixe para se preparar em cima da hora, clique no link abaixo e comece a economizar imediatamente!

Entre no grupo de WhatsApp e Telegram do Canaltech Ofertas.

Fonte: The Verge