Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS5 recebe update beta com chat de voz no Discord, VRR em 1440p e mais

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Fevereiro de 2023 às 16h51

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Em meio aos rumores de anúncio do PlayStation 5 Pro muito em breve, a Sony libera um novo update para testadores Beta do console de última geração, oferecendo a possibilidade para que os usuários testem o novo chat por voz do Discord, suporte para taxa de atualização variável (VRR, ou Variable Refresh Rate em inglês)

Usuários da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido receberão um e-mail nos próximos dias com instruções para baixar a nova atualização beta. A Sony destaca que, como outras versões de testes, "algumas funções podem não chegar à versão final ou podem ganhar mudanças significativas" com a atualização final.

Novos recursos sociais

Continua após a publicidade

A chegada do chat de voz pelo Discord no PlayStation 5, com usuários podendo criar e participar de salas de bate papo durante partidas de jogos, por exemplo. Jogadores poderão ver quando seus amigos estiverem online e o que estão jogando no momento.

Entrar ou requisitar sessões para compartilhamento Share Play diretamente pelo cartão de contatos.

Novo ícone para participar do jogo em parties de bate-papos de voz dos seus contatos.

Continua após a publicidade

Um novo cartão de "amigos que jogam" será exibido em páginas de games, facilitando a visualização de contatos que já possuem o jogo, além de poder acessar o perfil dos seus amigos diretamente pelo cartão.

Usuários agora poderão subir capturas de jogos manualmente para o aplicativo PlayStation acessando a Galeria do console.

Novas opções de jogabilidade e personalização

Continua após a publicidade

A taxa de atualização variável (VRR) poderá ser utilizada em modo de resolução 1440p em monitores ou TVs compatíveis com HDMI 2.1 e, claro, em jogos que suportem VRR.

A Sony também realizou atualizações para parâmetros de teste da conexão em 1440p, ativando o suporte à maior resolução em maior quantidade de monitores e TVs. A checagem poderá ser feita acessando Configurações > Tela e vídeo > Saída de vídeo > Testar saída 1440p.

Continua após a publicidade

Com o update, usuários podem organizar e filtrar a lista de jogos por games do PS5, PS4 e títulos de realidade virtual quando o PlayStation VR2 for lançado.

Também é possível configurar preferências de quem poderá participar ou convidar outros jogadores em sessões multiplayer para jogos suportados.

Acessibilidade e facilidade de uso

Continua após a publicidade

A Sony apresentou melhorias para migrar dados salvos do PS4 para o PS5 em duas opções: ao instalar um jogo do PS4 no PS5, uma notificação permitirá que você continue o jogo com os dados salvos do antigo console, e ao instalar um jogo de PS5 com dados salvos do PS4, como versões lançadas em ambos os consoles, a mesma notificação aparecerá.

Usuários podem transferir dados de um PS5 para outro PS5 pela rede Wi-Fi local ou cabo de rede, incluindo dados salvos, perfis de usuário, configurações, capturas de tela e vídeos. Dados poderão ser transferidos durante a configuração inicial de um novo console ou pelas configurações quando desejado.

Há ainda melhorias em leitura de tela com orientação mais detalhada de navegação, com a resposta por voz indicando quando direção o usuário pode mover pela tela ou por um componente selecionado. Em páginas da web, usuários verão bordas ressaltando a região que está sendo lida.

Continua após a publicidade

O controle DualSense agora pode ser atualizado sem fio, além de sempre confiar no cabo físico para garantir o update.

Por fim, usuários agora podem usar o comando de voz para salvar clipes de jogos. As ações são limitadas em inglês para os Estados Unidos e Reino Unido, permitindo a captura de 15 segundos a 60 minutos. Você pode falar "Hey PlayStation, capture os últimos 5 minutos" (em inglês) para obter a gravação do tempo necessário ou "Hey PlayStation, pare de gravar" (em inglês) para concluir a gravação do clipe.

Como dito, o novo update beta para o PlayStation 5 será liberado em países selecionados e não chegará ao Brasil nesta primeira fase de testes. Se você mora em um dos países que recebem a atualização e está elegível para o teste beta, fique de olho no seu e-mail.

Continua após a publicidade

Fonte: PlayStation Blog