PS5 Pro já era desenvolvido antes do lançamento do PlayStation 5
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •
Antes do lançamento do PlayStation 5 em 2020, a Sony já trabalhava no PS5 Pro. O CEO da divisão de negócios da companhia, Hideaki Nishino, revelou à Variety que o projeto foi iniciado um ano antes da estreia do modelo padrão, em 2019.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- PS5 Pro e PSSR impressionam os desenvolvedores
- PS5 Pro: qual é o processador equivalente em um PC gamer?
Nishino afirma que o PlayStation 4 Pro se estabeleceu bem no mercado e motivou a Sony a trabalhar em uma versão semelhante para o PlayStation 5.
“Nós trouxemos um ‘Pro’ na última geração. Aprendemos muito ali. Em vendas, ele representou 20% dos consumidores que tinham um console PlayStation 4. Era um modelo high end, uma linha premium. Então havia usuários em potencial para este tipo de unidades”.
O executivo também revelou que o modelo não era buscado apenas por pessoas que já tinham um console PlayStation antes, mas também por novatos:
“O que é interessante é que não foram apenas usuários altamente engajados, na verdade novos usuários também seguiram para o PS4 Pro. Então isso nos motivou a começar a trabalhar no PS5 Pro antes mesmo do PlayStation 5 lançar. Era outro projeto de cinco anos para nós”.
Como o PS5 Pro foi idealizado
Para a Sony, ter ou não um PS5 Pro era o centro dos principais debates na companhia. Porém, todos concordaram que era algo que poderia trazer uma experiência melhor ao público:
“Há tecnologias que podemos avançar em um período de três ou cinco anos. Avanço na tecnologia e inovação são velozes no mundo moderno. Celulares e PC são atualizados todo ano. Não acredito que teremos atualizações anuais, mas há coisas que podemos reunir para trazer elementos melhores no segmento de consoles. Essa é a visão”.
Nishino reforça que o PS5 Pro faz parte da geração PlayStation 5 e não deve ser visto como um videogame de “próxima geração”:
“Ele continua na geração PS5. Ele fará tudo o que um PS5 faz. Vai partir da escolha do consumidor. Se eles sentirem a necessidade de visuais aprimorados, então vão pegá-lo. Nós quisemos dar uma opção para o consumidor dentro desta geração, é isso o que fizemos”.
Fonte: Variety