PS5 e novo Xbox podem atrasar devido ao novo coronavírus, apontam analistas

Por Wagner Wakka | 07 de Fevereiro de 2020 às 21h10
Microsoft

Depois de afetar o lançamento do novo modelo do Nintendo Switch, agora o novo coronavírus também pode ser um risco para outras empresas de games: Sony e Microsoft. Em nota para investidores, analistas do Jefferies Group disseram que a chegada do PlayStation 5 e do Xbox Series X pode ser adiada por problemas na fabricação na China.

“O setor de videogames está atualmente fabricando ou começando a fabricar os produtos de mudança de geração [...] para as férias de 2020. Se as interrupções passarem de um mês ou mais, as agendas para jogos serão atrasadas. Os novos consolem podem, da mesma forma, sofrer problemas de fornecimento por conta de uma quebra prologada, chegado até os lançamentos planejados para o final de 2020”, escreveram analistas para investidores.

Isso não significa exatamente que os novos consoles serão realmente adiados para 2021. Contudo, várias empresas na China já tiveram de interromper suas produções por conta do coronavírus.

Dentro do setor de games, a Nintendo já informou sobre pelo menos duas modificações de calendário. A primeira é em relação ao próprio lançamento da versão do Switch comemorativa de Animal Crossing. O produto deveria chegar para consumidores que fizeram a pré-venda já no próximo dia 8 de fevereiro, o que não vai acontecer.

Além do console, The Outer Worlds, mais recente game da Obsidian, vai demorar mais para chegar ao videogame da Nintendo. O desenvolvimento da versão para Switch está sendo feito pela Virtuos, companhia com unidades na China.

Segundo levantamento de Daniel Ahmad, um dos principais analistas do mercado na Niko, 98% dos consoles importados pelos Estados Unidos em 2018 vieram da China. Com a relação econômica entre os dois países abalada, as empresas começaram a levar a fabricação para locais periféricos, como o Vietnã.

Até o momento, tanto o PlayStation 5 quanto o novo Xbox têm previsão de lançamento para o Natal de 2020.

Fonte: Comicbook, Twitter/Ryan_Browne_

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.