Publicidade

Nintendo Switch 2 pode ter entrado em produção com retrocompatibilidade

Por  |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Nintendo

Especulado há bastante tempo, o Nintendo Switch 2 pode finalmente estar muito próximo de ser anunciado. Pelo menos é isso o que afirma o analista sênior da MST Financial, David Gibson. Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (4), ele sugeriu que a nova geração do console da Nintendo entrou em produção e seu anúncio deve ocorrer entre o fim deste mês de setembro e início de outubro.

Segundo o analista, a Hosiden aumentou significativamente seus gastos com aquisição de equipamento de produção e automação, desembolsando quase US$ 7 milhões nas últimas semanas. A empresa tem na Nintendo um dos seus principais clientes e é especializada em montagem de hardware e produtos eletrônicos, o que faz Gibson acreditar que o Switch 2 já entrou no estágio de produção em massa.

Gibson também observou para onde esses gastos foram direcionados: uma nova linha de produção no Vietnã e uma linha de montagem sediada em Osaka, no Japão. Para ele, esses são fortes indícios de que, de fato, o novo console da Big N entrou em produção e deve ser revelado ao público muito em breve, com lançamento previsto para março de 2025.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Retrocompatibilidade e "transição suave"

O especialista do GamesIndustry.biz, Chris Dring, também afirmou no X que tem ouvido bastante rumores sobre "algo relacionado ao Switch 2" neste início de setembro. Embora não tenha especificado quais exatamente são os boatos, ele foi corroborado pelo leaker Nathe the Hate, que foi mais enfático e "confirmou" a retrocompatibilidade do novo videogame com o Switch original.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar que o Switch 2 pode ser retrocompatível com o modelo anterior. Na verdade, até mesmo um executivo da Nintendo deixou escapar para investidores, em 2023, que existe essa possibilidade. Em reunião, ele garantiu que a companhia "fará o que for possível para garantir que a transição [da geração atual para a nova] seja o mais suave possível para o consumidor".

A declaração ganhou sentido quando o executivo citou que isso poderá ser feito graças à Conta Nintendo, sugerindo que os jogadores poderão levar seus jogos de um console para o outro sem dificuldades.

Rumor alinhado com promessa da Nintendo

A nova onda de rumores está alinhada com a estratégia de comunicação da Nintendo, que sempre realiza um Direct no mês de setembro para anunciar novidades. Além disso, o presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, já afirmou anteriormente que fará um anúncio sobre a próxima geração até o fim do ano fiscal de 2025, que ocorre em março.

Continua após a publicidade

Dessa forma, se o Switch 2 for anunciado neste mês de setembro, é possível que seu lançamento ocorra em abril. Dessa forma, a companhia daria início ao ano fiscal de 2026 com um novo produto nas lojas.

Outra possibilidade é que o novo videogame apenas seja exibido no Direct deste mês de setembro e seja detalhado em outras transmissões, até o mês de março. O lançamento, nesse caso, ocorreria logo após um anúncio mais completo e elaborado, que pode ocorrer até mesmo antes de março.

Em todo caso, com a escalada cada vez maior dos rumores, uma coisa parece certa: o Nintendo Switch 2 está muito próximo de ser revelado. Caso a retrocompatibilidade seja confirmada, o console já chegará ao mercado com uma biblioteca respeitável de jogos.