Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex | MediaTek anuncia primeiro SoC do mercado com modem 5G integrado

Por| 29 de Maio de 2019 às 21h50

Link copiado!

Computex | MediaTek anuncia primeiro SoC do mercado com modem 5G integrado
Computex | MediaTek anuncia primeiro SoC do mercado com modem 5G integrado
Tudo sobre MediaTek

A Computex está acontecendo em Taipei e, normalmente, anúncios e lançamentos desse evento não são voltados para o Android. No entanto, cumprindo uma "promessa" feita por meio do Weibo, a MediaTek acabou de anunciar a chegada do seu novo SoC, projetado num processo de 7nm, sendo este o primeiro processador mbile a trazer um modem 5G integrado.

Atualmente, as soluções 5G vistas nos chips da Qualcomm e da Samsung fazem uso de modems externos, que funcionam bem, mas consomem muita energia, assim como aconteceu com os primeiros aparelhos com a tecnologia LTE.

O Helio M70 5G incluído no novo chipset da MediaTek terá, muito provavelmente, maior eficiência energética em comparação com os outros processadores com 5G, mas também apresentará algumas desvantagens. Pelo visto, o modem pode se conectar a redes 5G NR sub-6GHz, mas não funciona com as redes mmWave de alta frequência que estão sendo implementadas pelas operadoras americanas AT&T, Verizon e T-Mobile. Mas, claro, nada impede que se utilize um suporte externo para se conectar a essas redes no futuro.

Um ponto interessante é que o novo chipset é construído pelo processo de 7nm e inclui o núcleo de processamento Cortex A-77 e o Mali-G77, da ARM, revelado há poucos dias. Dessa forma, esse novo produto da MediaTek deve proporcionar uma grande performance e eficiência energética. Além disso, foi revelado também que ele terá uma "unidade de processamento de IA totalmente nova".

Continua após a publicidade

O novo SoC da MediaTek será testado pelas fabricantes no terceiro trimestre deste ano, de forma que não é esperado nenhum smartphone sendo lançado com ele até o começo do ano que vem. Até lá, provavelmente veremos mais chipsets integrados com 5G de concorrentes como da Qualcomm e Samsung.

Fonte: Android Police