Publicidade

Computex 2024 | ASUS lança novos notebooks gamer ROG Zephyrus e TUF Gaming

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2024 às 09h38

Link copiado!

Felipe Vidal / Canaltech
Felipe Vidal / Canaltech
Tudo sobre ASUS

A ASUS revelou nesta segunda-feira (3), durante a Computex 2024, seus novos modelos de notebooks gamer das famílias TUF Gaming intermediários e ROG Zephyrus, topo de linha de consumo reduzido. As duas séries de notebooks trazem reformulações de projeto, com novos dissipadores de calor, novo conector de energia mais eficiente, bordas ultrafinas e versões equipadas com os novos processadores AMD Ryzen AI.

Os novos ASUS TUF Gaming trazem grandes melhorias em relação à geração anterior, especialmente no quesito conectividade, trazendo uma porta USB4 no lugar de uma das duas USB-C 3.2 Gen2 dos modelos anteriores. Isso permite conectar dispositivos de alta velocidade, como hubs USB, com velocidades de até 40 Gbps, além de ter suporte a DisplayPort 2.1

Já os novos Zephyrus se destacam por manterem o perfil mais fino, mas com altíssimo desempenho, contando com GPUs NVIDIA GeForce RTX 4070. Combinando a GPU poderosa com os novos processadores AMD Ryzen AI 300 de 50 TOPS, os novos Zephyrus têm potencial para estar entre os AI PCs mais poderosos do mercado dessa geração.

Continua após a publicidade

Detalhes do TUF Gaming

Os ASUS TUF Gaming mantêm o design robusto com materiais de padrão militar para maior durabilidade, mas evoluem praticamente todos os aspectos internos. Os novos notebooks vêm com telas de 14 a 16 polegadas, resolução QuadHD (2560 x 1440) e taxas de atualização de 165 Hz de 400 nits.

Combinando os novos processadores Ryzen AI 300 com as GPUs RTX 40 e memórias LPDDR5X-7500 (soldadas), os notebooks TUF Gaming têm poder de sobra para rodar games de todos os perfis. Apesar de não ser possível realizar o upgrade de memória, a ASUS manteve os dois slots M.2 de fácil acesso para o SSD interno, permitindo expandir o armazenamento sem muito esforço.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além da nova porta proprietária de alimentação, que se torna padrão em todos os notebooks gamer da ASUS, os TUF Gaming contam com carregamento de até 100 W via porta USB-C. A bateria de 90 Wh, um pouco maior que a da geração anterior, ainda oferece mais autonomia e carregamento ultra rápido (apenas na porta proprietária).

Detalhes do ROG Zephyrus

Já os ROG Zephyrus G16 trazem o mesmo design fino e poderoso das versões lançadas em 2023, mas também com opção de processadores AMD Ryzen AI 300 e GPUs GeForce RTX 4070 no lugar das RTX 4080 e 4090. Por mais que a escolha pareça questionável, os modelos Zephyrus com as GPUs topo de linha traziam projeto energético reduzindo, limitando efetivamente o poder de fogo das placas de vídeo para caber no design compacto.

Continua após a publicidade

Ao introduzir as versões com RTX 4070, o resultado é praticamente o mesmo no quesito placa de vídeo. No entanto, com processadores AMD Ryzen com NPUs de 50 TOPS e 32 GB de RAM LPDDR5X-7500, o projeto é mais bem dimensionado, sem precisar limitar tanto o perfil da GPU, entregando notebooks gamer e IA PCs em um mesmo produto.

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.