Publicidade

Computex 2024 | ASUS lança nobreak Mjolnir em forma de martelo do Thor

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre ASUS

Em abril, a ASUS já havia mostrado o conceito do Mjolnir, seu novo nobreak gamer no formato do martelo do Thor — sim, o da mitologia e dos quadrinhos. Agora, uma versão funcional estava exposta na Computex 2024 —  e o Canaltech a viu de pertinho. Com projeto inusitado, o Mjolnir tem bateria interna de 768 Wh, uma série de portas de alimentação (padrão EUA), saídas USB com carga rápida de 60 W e 100 W e até uma lanterna com carregamento sem fio disfarçada de cabo.

Isso significa que, infelizmente, não é possível utilizar essa cabo para segurar e transportar o Mjolnir, servindo apenas como um toque estético divertido. Contudo, a lanterna pode ser extremamente útil em caso de falta de energia, já que estará sempre carregada.

Em termos práticos, ainda se trata de um nobreak, mas bem mais poderoso que muitos modelos convencionais. Para fins de comparação, um nobreak senoidal com 1500 VA de potência nominal costuma ter duas a três células de bateria de aproximadamente 84 Wh (ou 12VDC e 7 Ah), entregando entre 190 Wh e 270 Wh ao todo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Muito poder e carregamento solar

Sendo assim, o modelo gamer da ASUS traz uma bateria entre 3x a 4x maior. Com isso, o Mjolnir segura um setup gamer poderoso, com uma RTX 4080, por exemplo, por cerca de 1h, enquanto os nobreaks padrão aguentariam apenas alguns minutos, tempo suficiente apenas para desligar o sistema sem causar danos pela oscilação de tensão.

Além disso, a ASUS afirmou que o Mjolnir é compatível com carregamento em ambientes externos via painel solar, mas não ainda não foi divulgado se o assessório acompanha o nobreak, ou se será adquirido separadamente. De qualquer forma, ele irá permitir a autonomia para quem quiser realizar uma lan party com notebooks gamer ao ar livre, uma vez que o consumo desses aparelhos costuma ser bem menor que o de desktops.

A ASUS ainda não deu previsão de quando o Mjolnir vai começar a ser vendido, assim não temos nem data de lançamento, nem preço oficiais do aparelho.

Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.