Tchau Amazon? Samsung estaria criando sua própria infraestrutura de nuvem

Por Rubens Eishima | 18 de Março de 2020 às 14h00
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

A Samsung Electronics estaria desenvolvendo sua própria infraestrutura de nuvem com o objetivo de diminuir sua dependência da AWS. Segundo o site sul-coreano ETnews, o plano seria reduzir custos e melhorar a segurança.

A proposta não pode ser confundida com o atual Samsung Cloud, que hospeda fotos, documentos e configurações em uma conta online. O serviço hospeda estes arquivos em servidores de terceiros, como os da Amazon.

De acordo com fontes consultadas pelo site, cerca de 60% dos dados da divisão de eletrônicos da empresa sul-coreana estão em servidores da AWS (Amazon Web Services).

O plano da empresa seria começar o projeto com a Samsung Electronics para então integrar as outras subsidiárias do grupo – que inclui ainda empresas de construção civil, naval, seguros e até hotéis.

Apenas a divisão de eletrônicos – que fabrica processadores, sensores de imagem, chips de memória e armazenamento, além de bens de consumo como smartphones, tablets e televisores, por exemplo – teria gasto em 2019, segundo estimativas de mercado, US$ 484 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões, em conversão na data de publicação) com o uso da estrutura da AWS e a previsão é que este custo aumentaria a cada ano, com mais recursos e serviços integrados em seus celulares e TVs.

Atualmente, os servidores próprios do grupo são gerenciados em sua maioria pela Samsung SDS, outra subsidiária do conglomerado (também conhecido pelo termo coreano “chaebol”), com quatro data centers na Coreia do Sul e 13 em outros países.

A Samsung já tinha comprado em 2016 a empresa norte-americana de infraestrutura de nuvem Joyent, e um dos planos envolveria aumentar a integração entre as estruturas das duas subsidiárias.

Fonte: ETnews

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.