Publicidade

Intel anuncia Trust Authority, solução para proteger dados sensíveis na nuvem

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Bethany Drouin/Pixabay
Bethany Drouin/Pixabay
Tudo sobre Intel

Anunciado em 2022, o chamado Project Amber ganhou mais detalhes durante o Intel Innovation 2023 nesta quarta-feira (20). Agora chamado de Intel Trust Authority, o recurso tem como objetivo proteger dados sigilosos de empresas que trabalham com suas informações em ambientes híbridos, de nuvem e borda.

Neste primeiro momento, o Trust Authority vai verificar TEEs da Intel (Ambientes de Execução Confiável), mas a ideia da companhia é expandir esse processo no futuro. Algumas organizações já estão sendo beneficiadas pela solução, como a Thales, empresa especializada em sistemas de informação e que lida com dados sensíveis sobre sistemas de defesa e segurança.

O anúncio da Intel reforça que o novo programa é também uma forma de outras companhias cortarem custos, uma vez que há uma complexidade muito grande para construir serviços de segurança como esse. Na verdade, a iniciativa do antigo Project Amber partiu das próprias empresas, que expressaram o desejo de trabalhar com mais segurança na hora de transferir dados para a nuvem, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Trust Authority verifica o acesso dos dados

O funcionamento do Trust Authority passa por diversas camadas de computação em nuvem, mas, de maneira simples, essa ferramenta atua como uma espécie de "reguladora". Os dados criptografados são processados na memória dos servidores, mas para isso precisam estar em um TEE, ou seja, um ambiente seguro. O Trust Authority regula o acesso de controle desses dados para garantir que não haja nenhum vazamento para o restante da infraestrutura. Após essa camada de verificação e proteção, os dados são descriptografados.

Segundo a companhia, a tecnologia é à prova de futuro. Ela pode se adaptar para diversas organizações e se estender para funcionar com inovações do futuro. O fato o Trust Authority ser um SaaS (Serviço como um Software) deve tornar sua integração mais rápida na maioria dos sistemas.

Outro caso mencionado de parceria entre empresas é com a Microsoft. As equipes trabalharam juntas para inserir o projeto nos servidores da Azure e evitar problemas de segurança.

O Intel Trust Authority já entrou na fase de disponibilidade geral.