Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Trabalhar em espaços de coworking pode diminuir sua criatividade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Janeiro de 2023 às 17h38

Link copiado!

astrakanimages/envato
astrakanimages/envato

Você já trabalhou em um coworking? Esses espaços de trabalho compartilhado por desconhecidos pode ser de grande ajuda para quem não conta com uma infraestrutura em casa ou para empresas ainda em seu início, mas também podem prejudicar a criatividade. A afirmação vem de um artigo publicado na revista científica Organization.

Muitos especialistas da área acreditavam que ambientes assim poderiam promover a colaboração e a inovação, mas o artigo sugere que, a longo prazo, o efeito é justamente o oposto. Para chegar a isso, os cientistas analisaram a situação de um dos maiores coworkings da Europa, com direito a entrevistas com os funcionários de sete start-ups que utilizam o espaço.

O estudo aponta que, inicialmente os espaços compartilhados ajudaram na interação entre as start-ups, principalmente por conta de eventos, workshops e palestras nas áreas comuns. Entretanto, quando essas atividades continuaram, também interferiram nas colaborações.

Continua após a publicidade

Das sete start-ups, três acabaram saindo do espaço de coworking, sob o argumento de que os benefícios dos espaços colaborativos não duraram e as mudanças constantes se tornavam prejudiciais, à medida que mais empresas passavam a usufruir do local.

Segundo os autores do estudo, para que as colaborações continuassem de forma sustentável, precisavam ser gerenciadas ativamente. É preciso levar em consideração, no entanto, que existe um equilíbrio delicado entre incentivar a inovação e reprimi-la.

No entanto, os próprios especialistas reconhecem que este é apenas um exemplo dos experimentos de coworking que estão acontecendo em todo o mundo, com base em sete empresas de tecnologia financeira. Outros setores, como sem fins lucrativos, por exemplo, podem apresentar resultados diferentes. Isso indica a necessidade de mais estudos na área, para que se tenha uma afirmação mais concreta.

Continua após a publicidade

Fonte: Organization via Science Alert