Publicidade

Por que nossa criatividade parece maior antes de dormir?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Fevereiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

amenic181/Envato
amenic181/Envato

Parece uma coincidência que as melhores ideias apareçam bem quando se está prestes a dormir, mas não é bem assim. Pesquisadores vêm investigando, ao longo dos anos, a relação entre a criatividade e o momento mais tranquilo do nosso dia: quando deitamos a cabeça no travesseiro para finalmente adormecer.

O segredo está atrelado justamente a esse descanso. Quando o cérebro se encontra em um estado de extremo relaxamento, é capaz de gerar novas conexões e permitir que novos caminhos neurais se formem, o que ajuda a encontrar soluções criativas para os problemas e pensar através de um ponto de vista que ainda não tinha sido explorado.

Isso também explica o surgimento súbito de soluções ou ideias mais criativas durante o banho: o cérebro está simplesmente relaxado o suficiente para permitir essas conexões.

Continua após a publicidade

Além disso, quando o sono se aproxima, o cérebro deixa para trás os modelos e conceitos que usamos para interpretar o mundo, levando a momentos de experiência que não estão limitados por nossos filtros mentais usuais. Segundo um estudo de UC San Diego (EUA), o ser humano ingressa o auge da criatividade durante o sono REM, o último estágio do ciclo do sono, que é quando sonhamos.

Segundo cientistas da Cardiff University (Reino Unido), as duas fases principais do sono trabalham juntas para ajudar a encontrar ligações não reconhecidas entre o que já sabemos e assim desencadear soluções para os problemas que parecem simplesmente não solucionáveis durante o momento em que estamos acordados.

Fonte: PNAS, PMC Labs, Trends in Cognitive Sciences, The Atlantic