Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você é criativo? Este teste pode responder a essa pergunta!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Julho de 2021 às 18h50

Link copiado!

Fakurian Design/Unsplash
Fakurian Design/Unsplash

Você é criativo? Em estudo publicado em junho, pesquisadores da Universidade de Harvard almejam responder a essa pergunta. Eles desenvolveram um teste, cuja pontuação revela o quão criativo você é.

O teste, que está disponível apenas em inglês, mede especificamente um componente da criatividade chamado pensamento divergente, que é a capacidade de gerar soluções diversas para determinados problemas.

No estudo, que incluiu quase 9 mil participantes de 7 a 70 anos, os pesquisadores descobriram que as pontuações eram mais altas para os participantes na faixa dos 20 anos do que as de outras faixas etárias e um pouco mais altas para as mulheres. "Nossos resultados sugerem que idade, sexo e localização não são fatores limitantes: quase qualquer pessoa pode ser criativa", garantem os envolvidos. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Continua após a publicidade

Embora o teste seja simples, a pontuação é mais complexa e envolve o cálculo da "distância semântica" das palavras listadas. Para calcular isso, os pesquisadores usaram um banco de dados que infere as distâncias semânticas de milhares de palavras com base em seu uso em bilhões de páginas da web.

"O teste mede o pensamento divergente e a criatividade verbal, que são aspectos importantes, mas limitados da criatividade geral. Ainda assim, precisaremos de pesquisas futuras para avaliar como nossa tarefa se relaciona com outras habilidades verbais ou inteligência de forma mais ampla", dizem os pesquisadores.

Fonte: CNN