Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O menor idioma do mundo | Toki Pona tem menos de 150 palavras

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Fevereiro de 2024 às 08h24

Link copiado!

Amador Loureiro/Unsplash
Amador Loureiro/Unsplash

O idioma que uma pessoa fala tem uma importância além da nossa compreensão, já que pode interferir na percepção do tempo ou influenciar diretamente as conexões do cérebro. Mas você sabia que existe o menor idioma do mundo, com menos de 150 palavras? É o Toki Pona, criado pela linguista canadense Sonja Lang.

A língua foi inventada em 2001. "Foi minha tentativa de compreender o significado da vida em 120 palavras", diz Lang no site oficial dedicado ao idioma. Atualmente, estima-se que existam milhares de falantes do idioma que com o tempo passou a contar, ao todo, com 137 palavras essenciais.

Em 2022, a ISO 639-3 (uma norma internacional que define códigos para a representação de nomes de línguas, mantida pela SIL International, organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo, documentação e preservação de línguas) adotou o código “tok” para Toki Pona, que foi categorizado como uma língua mundial.

Continua após a publicidade

O objetivo do idioma é reduzir o pensamento simbólico aos seus elementos mais básicos, fundir conceitos relacionados e, com isso, fazer com que palavras únicas desempenhem múltiplas funções de fala. Para atingir a fluência em Toki Pona, são necessárias apenas cerca de 30 horas.

Além de ser simples de aprender, a abordagem minimalista do idioma também foi projetada para mudar a forma como os falantes pensam: a escassez de termos desperta a necessidade de uma atenção cuidadosa aos detalhes.

Como falar Toki Pona

Em 2021, foi lançado o dicionário oficial do Toki Pona, escrito pela própria Sonja Lang. A linguista também lançou um compilado de exercícios para aprender o idioma e colocá-lo em prática, chamado Toki Pona: The Language of Good. Você pode ter até mesmo acesso a músicas desenvolvidas no idioma, para se ter uma noção:

Toki Pona possui um acervo limitado de apenas cinco cores:

  • loje — vermelho
  • laso — azul
  • jelo — amarelo
  • pimeja — preto
  • walo — branco

Então como fazer para dizer outras cores? Basta combinar. Por exemplo: se alguém quiser dizer rosa, deve juntar vermelho e branco (loje walo) ou se quiser falar verde, basta juntar azul e amarelo (laso jelo).

Continua após a publicidade

Os números também são mínimos. Inicialmente, só havia palavras para um (wan), dois (tu) e vários (mute), mas com o tempo os falantes de Toki Pona expandiram o uso da palavra luka (mão) para representar o número cinco, e mudo para significar dez. Assim, a ideia é que os termos sejam repetidos aditivamente até que o número desejado seja alcançado (por exemplo: mudo mudo mudo para representar o número 30).

Fonte: Toki Pona, The Atlantic, The New York Times