Mapa interativo do Ministério da Saúde indica atendimentos em saúde mental

Mapa interativo do Ministério da Saúde indica atendimentos em saúde mental

Por Nathan Vieira | 17 de Dezembro de 2020 às 17h59
Adrien Olichon/ Unsplash

Com essa pandemia, a saúde nunca foi um assunto tão recorrente, e não apenas no que diz respeito ao aspecto físico, mas também ao mental. Em outubro, inclusive, o Canaltech trouxe essa discussão por meio de um especial, apontando como a pandemia impactou a saúde mental da população. E agora, com esse tema em vista, o Ministério da Saúde trouxe à tona um mapa interativo com os estabelecimentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que fornecem atendimento em saúde mental no Brasil.

A pasta aponta 3.164 serviços disponíveis aos brasileiros que sofrem com depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais. Por meio do mapa interativo, a proposta é, basicamente, auxiliar o cidadão na identificação de locais disponíveis na cidade e nas proximidades. “A medida visa ampliar o acesso da população aos serviços pelo Sistema Único de Saúde", afirma a pasta, ao tornar o mapa disponível para acesso.

Na prática, o mapa em questão aponta a localização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Infantil e para álcool e outras drogas, das Equipes Multiprofissional de Atenção em Saúde Mental nas unidades ambulatoriais, além dos serviços de referência em hospital geral e hospitais psiquiátricos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Ministério da Saúde ressalta todos os serviços disponíveis estão separados por ícones, cores e regiões, o que facilita a busca das informações, pelo cidadão. “Ao clicar em um dos locais, a população pode consultar o endereço do estabelecimento e informações sobre equipes e leitos disponíveis”, informa a pasta.

De acordo com o Ministério, em outubro, mais de R$ 65 milhões foram destinados para qualificação de 74 novos CAPS; 100 Serviços Residenciais Terapêuticos, duas unidades de acolhimento; e 144 serviços hospitalares de referência nos municípios brasileiros.

No CAPS, o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico, conforme seu quadro de saúde. Também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade", consta na descrição do mapa. Veja como funciona:

O mapa interativo do Ministério da Saúde traz os estabelecimentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Brasil (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

O mapa traz uma separação de cores para regiões e para especialidades dos centros de atendimento em saúde mental. O usuário pode tanto arrastar o mapa para ir vendo região por região, quanto digitar na parte superior o nome da região a ser consultada, facilitando assim o processo.

O mapa do Ministério da Saúde fornece informações mais especificas a respeito dos pontos de atendimento de saúde mental (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Assim que se pesquisa uma região, é possível clicar nos pontos de atendimento. No menu à esquerda, informações a respeito desse ponto específico aparecem, com direito a um atalho para uma aba do próprio Google Maps, que pode fornecer uma rota da sua casa até o ponto em questão ou mesmo a visão da rua em que a unidade está localizada.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.