Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Efeito Thatcher e por que ele dá um verdadeiro nó no nosso cérebro?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2021 às 15h35

Link copiado!

Reprodução/The Guardian
Reprodução/The Guardian

De vez em quando, imagens da internet nos fazem lembrar de como o cérebro pode nos pregar peças. E um desses casos é o Efeito Thatcher. Você já ouviu falar desse fenômeno?

Já faz um tempo que vem circulando pela internet uma imagem da cantora Adele, em que seu rosto está de ponta cabeça. Analisando o rosto à primeira vista, nada parece errado, mas se pegarmos essa imagem e invertermos, tudo fica muito mais bizarro. Experimente você mesmo. Vire essa foto de cabeça para baixo: 

Continua após a publicidade

A ilusão de Thatcher foi relatada pela primeira vez pelo professor Peter Thompson, da Universidade de York, em 1980, e levantou olhares para como o cérebro processa os rostos. Em geral, os rostos são compostos das mesmas características: dois olhos, um nariz, uma boca e assim por diante. Uma maneira pela qual nossos cérebros podem processar rostos é analisá-los como uma coleção dessas características individuais separadas.

Porém, se fosse esse o caso, poderíamos esperar ser mais fácil detectar quaisquer discrepâncias em uma face de cabeça para baixo. O fato de não fazermos isso sugere que não processamos apenas características individuais, mas também as posições e relações entre essas características.

Então, quando nos deparamos com uma face invertida, não podemos processar facilmente as informações sobre a configuração, e contamos apenas com as informações sobre os recursos individuais.

Tudo parece certo, a princípio: a boca parece uma boca, os olhos parecem olhos. No entanto, quando vemos o rosto da maneira certa, de repente as informações de configuração entram em ação novamente. Usando isso em conjunto com as informações sobre recursos individuais, é fácil identificar imediatamente que algo está errado.

Continua após a publicidade

Ficou ainda mais curioso? Veja como funciona o efeito no vídeo abaixo!

Fonte: The Guardian, Universidade de York