Publicidade

Doomscrolling pode disparar ansiedade, desconfiança e desespero

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Daria Nepriakhina/Unsplash
Daria Nepriakhina/Unsplash

Você gasta muito tempo lendo más notícias no celular? Isso se chama doomscrolling, uma prática prejudicial que conquistou repercussão principalmente na pandemia. Agora, um estudo publicado no periódico Journal of Computers in Human Behavior Reports mostra que ansiedade, desconfiança e desespero são algumas das consequências desse hábito.

Para descobrir isso, os pesquisadores da Flinders University (Austrália) entrevistaram 800 estudantes universitários dos EUA. Os dados foram coletados usando pesquisas on-line.

Segundo a equipe, apesar de não terem vivenciado o trauma em primeira mão, as pessoas adeptas ao doomscrolling são afetadas negativamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A teoria dos pesquisadores é que essa exposição constante a notícias negativas reforça a ideia de que a humanidade é imperfeita e não há justiça no mundo, por isso as pessoas tendem a ficar desconfiadas e ansiosas.

"Como esperado, o doomscrolling foi associado à ansiedade existencial. O resultado sugere que os doomscrollers podem experimentar níveis mais altos de estresse após o consumo de notícias negativas, o que pode exacerbar preocupações existenciais", diz o estudo.

Eventos traumáticos

Segundo o material, o doomscrolling expõe os usuários a eventos traumáticos que podem potencialmente levar a uma espécie de transtorno de estresse pós-traumático.

"Essa exposição vicária a eventos traumáticos por meio do doomscrolling pode alimentar ansiedade e estados de ânimo negativos, que, por sua vez, podem minar o significado da vida", alertam os pesquisadores.

O estudo também diz que essas dificuldades de saúde mental podem "exacerbar o estresse e os sentimentos de insegurança, o que deteriora o engajamento proativo com atividades consistentes com os interesses, valores, pontos fortes e significados da vida".

A conclusão do estudo é que a exposição excessiva a notícias negativas pode predispor as pessoas a um sentimento de desesperança em relação à razão, importância e significado da vida. "Seguir notícias negativas pode provocar inseguranças existenciais, desafiando o senso de propósito", diz a equipe.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Computers in Human Behavior Reports