Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desequilíbrio da saúde mental leva a aumento de doenças nesta pandemia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Maio de 2021 às 09h00

Link copiado!

Anthony Tran/Unsplash
Anthony Tran/Unsplash

A pandemia de COVID-19 trouxe vários impactos para a saúde mental da população, e especialistas têm observado o aumento de casos de doenças em decorrência do desequilíbrio da saúde mental.

Segundo a psicoterapeuta somática Maria del Mar, as patologias evoluíram durante a pandemia e as doenças físicas têm como componente principal o distúrbio psicológico e emocional. Acontece que com o prolongamento da pandemia, os dados de atendimentos em consultórios de pessoas afetadas mentalmente pelos efeitos do isolamento, do medo, da tristeza, da situação econômica, chegaram a níveis alarmantes.

Além do aumento de tentativas de suicídio, de casos de depressão, ansiedade e ataques de pânico, houve também uma alta nos registros de doenças orgânicas associadas. E para a especialista, um dos maiores fatores envolve pessoas com doenças graves que se entregam ao negacionismo e ao excesso de medicamentos.

Continua após a publicidade

A especialista ressalta a importância de zelar pela saúde mental, pois isso também impacta a recuperação da saúde física. Isso porque, para a psicoterapia somática, o corpo é um campo informacional, e a maioria das patologias são frutos de circunstâncias integradas, tanto físicas, quanto mentais e genéticas.

“Sem dúvida o desequilíbrio da saúde mental tem sido agora uns dos efeitos mais terríveis que estamos enfrentando. Deixo um alerta importante: temos que ter maior atenção não só com a saúde física, com a imunidade do corpo, mas com tudo o que acontecendo colateralmente", aponta a psicóloga.