Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O poder dos games como parceiro para atingir metas no novo ano 

Por| 26 de Janeiro de 2024 às 08h35

Link copiado!

Pexels/Polina Tankilevitch
Pexels/Polina Tankilevitch

Todo início de ano carrega um ar de recomeço, renovação de energias, de deixar para trás o que já não faz mais sentido e olhar com calma para os próximos 12 meses. Ainda que simbólico, processos de encerrar ciclos antigos para começar novos são saudáveis, e são um excelente momento para estabelecer novas metas, não necessariamente como objetivos rígidos para cumprir, mas marcos flexíveis para alcançar.

Contudo, criar essas pequenas metas por si só não é o bastante, é preciso também pensar nos meios de atingi-las e nesse aspecto os games podem ser importantes aliados. No entanto, estabelecer essas metas por si só não é suficiente; é preciso também pensar em como alcançá-las, e nesse aspecto os jogos podem ser aliados importantes. Especialmente com a crescente adoção do trabalho remoto por muitas empresas, muitas pessoas desenvolveram hábitos mais sedentários. Por essa razão, voltar a ter rotinas saudáveis está entre as resoluções de Ano Novo.

Motivação para atingir novos objetivos

Continua após a publicidade

Não por acaso, Ring Fit Adventure foi um enorme sucesso quando foi lançado e até hoje é bastante popular. Além de várias missões divertidas, ele ainda oferece rotinas de treino, com atividades que variam entre exercícios aeróbicos, as posturas de ioga, rotinas de relaxamento, todas adaptadas para diferentes níveis de dificuldade.

Jogos esportivos como Ring Fit não substituem a experiência de treinos com acompanhamento, mas servem como ponto de partida para criar rotina e até pegar gosto por alguns desses esportes. Se a meta em questão for desenvolver raciocínio ou até habilidades interpessoais, a maioria dos jogos de RPG modernos são excelentes companheiros.

As narrativas imersivas e personagens ricos e bem estruturados de Baldur’s Gate 3, por exemplo, nos conectam aos dramas e dores, ajudam a criar empatia e estabelecer laços. Tudo isso enquanto somos apresentados a diversos quebra-cabeças, mistérios e investigações, algumas simples, outras nem tanto.

Games trazem lições importantes

No entanto, olhar para o novo ano também significa olhar para experiências completamente novas, e 2024 está cheio delas vindo por aí. Star Wars: Outlaws, é uma dessas novidades, que irá nos levar para o universo rico de Star Wars, mas sob a perspectiva de uma pessoa “comum”, sem poderes místicos, e que precisa usar sua inteligência, sagacidade e quaisquer recursos disponíveis para sobreviver à tirania do Império dos Sith.

Apesar de se passar em uma galáxia muito distante, a mitologia de Star Wars é rica em alegorias e metáforas de problemas reais, que até certo ponto enfrentamos diariamente. Viajar por essas histórias tem o poder de nos ajudar a enxergar pontos de vista e perspectivas que podem até dar mais clareza para encarar os desafios que surgirem ao longo de 2024.

Cuidar da saúde mental é outro ponto que não pode faltar nas nossas resoluções, e Hellblade II: Senua’s Saga trata justamente disso. O primeiro jogo abordou diversas questões delicadas, como transtornos dissociativos, ansiedade, depressão, mas com uma roupagem de fantasia que, literalmente, dava forma e vida a essas doenças. 

Fora da caixa e fora da sala

Continua após a publicidade

Continuar essa jornada em Senua’s Saga é um convite para encaramos essas questões com a seriedade e respeito que elas exigem, mas fazer isso em um cenário fantástico ajuda a projetar nossos próprios medos e aflições em um processo quase catártico. São muitos os mundos para visitar em 2024, cada um com sua lição particular e poder de nos transformar em nossas melhores versões.

Naturalmente, para aproveitar ao máximo essas jornadas, é essencial estarmos preparados, e a boa notícia é que a maioria dessas histórias também será lançada nos PCs. Para isso, notebooks com os novos Intel Core Ultra são a plataforma ideal, pois além de conseguirem entregar a melhor experiência, os recursos de IA permitem fazer isso tudo apenas na bateria. 

2024 está repleto de novidades para os fãs de games, e é empolgante e emocionante saber que cada vez mais pessoas vão poder viver essas emoções, e de literalmente qualquer lugar, sem precisar estar preso em um sofá na frente da TV, ou amarrado à tomada mais próxima.