SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como softwares de monitoramento utilizam IA para melhorar segurança

Por| 12 de Junho de 2023 às 10h00

Link copiado!

DIvulgação/Intelbras
DIvulgação/Intelbras

O Brasil, por ter um alto índice de crimes patrimoniais, sobretudo de roubos, acaba afetando diretamente a sensação de segurança da população. Em abril de 2022, uma pesquisa realizada pelo Datafolha avaliou o sentimento da população residente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em relação a diversos temas. No que diz respeito à segurança pública, 90% dos entrevistados relataram sentir medo de serem assaltados nas ruas.

Por outro lado, as cidades têm contado cada vez mais com câmeras e outros sistemas de segurança, porém a maioria deles dependem de pessoas atentas visualizando centenas ou milhares de câmeras de forma simultânea, o que também requer alguém atento na hora certa, na câmera certa, para tomar uma ação em tempo real. No geral, as imagens das câmeras, quando têm boa qualidade e estão bem posicionadas, acabam ajudando nas provas dos crimes, mas não na prevenção das ocorrências.

Esse cenário reforçou a necessidade de desenvolver plataformas inteligentes que integrassem as mais variadas soluções de segurança eletrônica, buscando aprimorar o monitoramento de cidades, prédios privados e públicos.

Continua após a publicidade

Assim surgiu o software de gestão de segurança eletrônica, que usa inteligência artificial de câmeras e gravadores de vídeo para fazer análises preditivas do ambiente e alertar as forças policiais caso uma atividade suspeita seja identificada, podendo evitar o crime de acontecer.

Inteligência artificial aliada da segurança

Com equipamentos com IA embarcada, que foram treinados para fazer análises de forma autônoma, é possível contar pessoas, detectar casos de violência e atividades suspeitas e buscar faces conhecidas ou desconhecidas.

Ainda com o uso de inteligência artificial, é possível realizar análise forense, identificar detalhes como cores e tipos de roupas, uso de mochilas, óculos e bonés. Se o local estiver equipado com câmeras capazes de ler placas de veículos, o software realiza buscas considerando as características de cor, marca e informações da placa.

Continua após a publicidade

Um desafio quando há milhares de dispositivos coletando informações de forma simultânea é a análise e tratamento desses dados, sendo importante um software preparado para lidar com big data, conseguindo gerenciar esse sistema crítico que deve operar 24 horas por dia.

Benefícios da solução integrada

O software de gestão de segurança é uma solução completa e inteligente que agiliza o trabalho da equipe de operação, fazendo com que ocorrências possam ser resolvidas sem grandes dificuldades. Quanto mais integrações o sistema tiver, mais versátil e eficiente ele é, ajudando ainda mais quando aliado com inteligência artificial.

Um exemplo de solução integrada via software seria, automatizar para que, caso um detector de incêndio seja acionado, o sistema abra automaticamente portas de emergência liberando o fluxo de passagem e, com a câmera de contagem, os brigadistas conseguem identificar se ainda há alguém preso dentro do prédio. Se o sistema contar com reconhecimento facial nas catracas de entrada, ainda é possível verificar quem ainda está dentro do prédio naquele momento.

Continua após a publicidade

A integração entre múltiplas soluções torna o sistema adaptável para resolver inúmeros problemas das organizações e governos, que não poderiam ser solucionados com vários sistemas independentes. Quanto mais profundamente integrado a dispositivos e a outros softwares, mais rápido o tempo de resposta e o benefício para as pessoas.

Esses sistemas, quando integrados a softwares com banco de dados da polícia, podem utilizar câmeras com IA para leitura de placas para identificar carros roubados ou suspeitos de delitos, ajudando as forças policiais a identificar rapidamente a ocorrência e tomar uma ação, reduzindo a criminalidade da região.

O maior benefício desse tipo de solução é tornar os locais mais seguros para as pessoas, melhorando a qualidade de vida da população. Mas há outros benefícios, como redução de custos de operação, agilidade na resolução de incidentes e ter maior controle do que ocorre na empresa ou cidade.

Assim, essa plataforma pode ser utilizada por diversas entidades, tanto públicas quanto privadas, como prefeituras, bancos, shoppings, indústrias, supermercados, hospitais e escolas, auxiliando no monitoramento e na resolução de ocorrências de situações indesejadas, como furtos e roubos. Entre as empresas que disputam esse mercado está a Intelbras, que desenvolveu o software de gestão de segurança Defense IA para unificar as soluções de segurança eletrônica (câmeras de circuito fechado de televisão, gravadores, controladores de acesso e incêndio).

Continua após a publicidade

Nos próximos anos deve haver grande expansão desse tipo de tecnologia, com o aprimoramento dos softwares, que passarão a contar com novas funcionalidades, e cada vez mais soluções compatíveis. Tudo isso impactará positivamente a segurança de diversos locais e eventos, deixando o público ainda mais protegido.