‘Comfy tech’: o celular como expressão de estilo e personalidade
Por Andrea Brandi | 07 de Agosto de 2023 às 18h00
Smartphone como acessório de moda? Oops…we did it again. Para quem viveu os áureos tempos de V3 sabe bem do que estou falando. Mais do que desejo de consumo, o aparelho passou a ser um item fashion, refletindo nossa personalidade, comportamentos e atitudes.
- A jornada das cinco décadas do celular
- Inteligência artificial: desafios e oportunidades para o futuro da humanidade
Essa mudança de paradigma voltou para a pauta não só por acompanhar a ‘newstalgia’ dos anos 2000, mas também por se alinhar ao desejo contemporâneo por conveniência, conforto, bem-estar e praticidade.
Assim como no uso dos óculos, por exemplo, que antes serviam apenas para corrigir a visão, e hoje se tornaram um item indispensável na composição de um look, o celular ganhou status de acessório fashion. A versatilidade e o design do aparelho, que agora pode ser encontrado em diferentes tamanhos e cores, desde os modelos maiores até os mais compactos, permitem que o usuário o tenha sempre à mão, garantindo conveniência e praticidade sem perder a conexão com o mundo ao seu redor.
A tecnologia focada no consumidor moderno é marcada por elegância e sofisticação, e um bom design faz toda a diferença na percepção do produto ou serviço. A moda contemporânea tem sido marcada por uma mudança em direção ao “comfy” (confortável) e à busca de bem-estar, ao mesmo tempo que se procura estar bem-vestido para qualquer ocasião. O celular, nesse contexto, passa a ser um complemento desse estilo de vida, refletindo a identidade do usuário e suas escolhas individuais. Mais do que um simples acessório, ele se torna uma extensão da personalidade, expressando atitude e refletindo a individualidade.
Ao traçar um paralelo com o novo filme da Barbie, que aborda a importância de olhar para o lado e enxergar outras perspectivas além do que nos é imposto pela sociedade, o celular como acessório de moda também nos convida a sair do automático e questionar padrões estabelecidos. A tecnologia evolui para atender ao propósito das pessoas, e, ao abrir nossas mentes para novas possibilidades, temos a chance de encontrar soluções mais criativas, práticas e relevantes para o nosso cotidiano.
Nesse contexto, o dispositivo como um elemento fashion também desafia os estereótipos, já que a busca por tecnologia e design inovador se tornou uma demanda unificada do consumidor atual. A experiência de usar um celular não se restringe mais apenas à funcionalidade, mas também ao prazer estético proporcionado pelo seu design e sua personalização em alguns casos. A combinação harmoniosa de forma e função traz um valor agregado ao aparelho, tornando-o uma inovação que realmente faz sentido na vida do usuário.
Portanto, é evidente que o design transcende seu papel secundário para se tornar um protagonista na jornada tecnológica. Ao abraçar essa integração, as empresas podem se destacar em um cenário competitivo, estabelecendo conexões significativas com o público e reforçando sua identidade de marca desde o primeiro contato.
Compreender o valor do design é essencial para navegar nesse universo cada vez mais tecnológico e garantir que nossas interações digitais sejam agradáveis, eficientes e memoráveis.
*Andrea Brandi é gerente de marketing da Motorola Mobility.