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A importância da inovação para manter seu negócio competitivo

Por| 03 de Setembro de 2020 às 18h40

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Unsplash/@frankvex
Unsplash/@frankvex

Ter uma boa ideia, que ofereça soluções úteis a determinado público, colocá-la em prática, conquistar clientes e ganhar espaço no mercado de atuação. Esses são, basicamente, os primeiros passos para atingir sucesso com uma empresa. Mas, gestores experientes sabem que não são suficientes para manter o negócio competitivo. Isso porque o mundo está em constante evolução, e novas necessidades e comportamentos surgem a todo o momento. Para acompanhar este ritmo, é preciso que as empresas se adaptem frequentemente. A solução é implantar uma cultura de inovação no seu negócio.

Existe a crença de que a inovação surge de um momento de grande inspiração, como uma epifania. Na verdade, sua busca deve ser incorporada como um hábito. E isso é mais simples do que parece; basta, por exemplo, organizar reuniões de brainstorm com a equipe para buscar o aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo feito, a partir da identificação de falhas e gaps. Momentos assim fomentam a criatividade, e a troca que acontece entre várias mentes pensantes enriquece ainda mais as ideias, podendo culminar em ótimas soluções.

Diferente do que muitos pensam, a inovação não necessariamente significa “inventar a roda”, criando algo totalmente único e de grandes proporções em termos de alcance. Claro que uma ideia muito inovadora, que muda o rumo de determinado nicho de negócio (a exemplo de Uber e Netflix), é o que todo empreendedor gostaria de ter. Por outro lado, ideias simples também podem ser inovadoras e são sempre bem-vindas. Inovar não é, necessariamente, criar algo do zero. Pode ser melhorar alguma coisa que já existe. Otimizar processos, renovar ferramentas ou dar uma nova roupagem a um antigo produto, ou serviço, também é sinônimo de inovação.

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Estar atento aos detalhes do comportamento de compra e perceber as necessidades do seu público é mais uma forma de buscar os caminhos da inovação. As “dores” do seu cliente são excelentes oportunidades para oferecer novas soluções no seu mercado. Fique atendo ao que o consumidor conta indiretamente. No final, quem decidirá se o seu produto e/ou serviço é inovador (e merece o hall da fama) é o cliente!