Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Warner reavalia estreia híbrida e considera lançar Duna primeiro nos cinemas

Por| 23 de Dezembro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

Os lançamentos dos blockbusters de 2021 ainda são uma grande incógnita em Hollywood, devido, claro, ao cenário indefinido sobre o possível controle da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos próximos meses. Embora alguns longas deste ano tenham pulado a tradicional distribuição ou chegado simultaneamente no streaming, nas chamadas estreias híbridas, o setor foi pego de surpresa quando a Warner Bros anunciou que pretende debutar todos os seus filmes do ano que vem no HBO Max. Agora, contudo, a companhia estaria reavaliando essa estratégia com um de seus próximos títulos-chave.

Só para recapitular, a Warner fechou um esquema especial para a estreia híbrida de Mulher-Maravilha 1984, cedendo mais receita de bilheteria para as redes de cinema e pagando uma compensação milionária para os profissionais que tinham salários atrelados à arrecadação de tíquetes — a exemplo da diretora Patty Jenkins e da atriz Gal Gadot, que, segundo fontes dos bastidores, embolsaram US$ 10 milhões cada. Todas as partes aceitaram esse modelo de negócios, visto que a solução, para o momento em que vivemos, até encaixa-se de uma forma razoável.

Continua após a publicidade

Mas, no início deste mês, a Warner disse que lançaria tudo de forma híbrida em 2021. Como a companhia não acertou nada com os profissionais e produtoras que cofinanciam os projetos, obviamente que muita gente ficou insatisfeita com isso. Alguns cineastas, a exemplo de Christopher Nolan, foram mais “vocais” nas críticas. E os estúdios, principalmente a Legendary Pictures, que bancou grande parte dos custos de dois dos longas mais esperados do ano que vem, Godzilla vs Kong e Duna, anunciou que deve abrir um processo judicial contra a Warner.

Warner quer evitar processo da Legendary

A Legendary teria financiado 75% do orçamento de US$ 165 milhões de Duna, e a maior fatia para cobrir esses custos vem da receita de bilheteria mundial. De acordo com fontes quentes do Deadline, esse caso tem sido discutido com mais cuidado, especialmente porque a data de estreia está marcada para 1º de outubro de 2021.

Continua após a publicidade

Como esse lançamento agora cabe na janela prevista por especialista em saúde para a imunização mais ampla com as vacinas que já estão chegando à população, ficaria mais difícil para a Warner usar a doença como pretexto para estreia híbrida — grande parte dos críticos acusa a companhia de se aproveitar do cenário para impulsionar seu serviço de streaming com a distribuição simultânea.

A nova versão de Duna tem grande importância no roadmap dos próximos anos da Warner, porque deve liderar sequências e ser a referência da franquia para derivados já em desenvolvimento para o HBO Max, a exemplo do projeto intitulado Dune: The Sisterhood. Vale destacar que o próprio diretor Denis Villeneuve está entre os que já criticaram abertamente a estratégia da Warner, chamando o HBO Max de “fracasso”. Ele chegou a dizer que “a Warner Bros pode ter acabado com a franquia Duna".

Continua após a publicidade

Isso deve amenizar um pouco a situação com Duna, mas a bronca deve continuar caso a Warner não discuta também com os estúdios e profissionais as outras estreias — e a discussão promete aumentar nos próximos meses se a imunização da população for agilizada e as salas de exibição passarem a receber o público, de forma ampla, antes do previsto.

Fonte: Deadline